O mês de novembro marca a campanha Novembro Azul, um movimento internacional de conscientização sobre a saúde do homem, com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata — o tipo mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele.
O Sindjuf-PA/AP reforça a importância desse tema entre os servidores do Judiciário Federal e toda a sociedade. Falar sobre saúde, cuidar do corpo e realizar exames preventivos são atitudes fundamentais para garantir qualidade de vida e bem-estar.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quando detectado em fase inicial, o câncer de próstata tem altas chances de cura. Por isso, a informação e o acompanhamento médico regular são as principais armas na luta contra a doença.
Mas o Novembro Azul vai além do câncer de próstata: é um convite para que os homens rompam tabus, cuidem da saúde mental, mantenham hábitos saudáveis, pratiquem atividades físicas e realizem consultas de rotina. Cuidar de si é também cuidar de quem está ao seu redor.





