Presidentes dos seis Tribunais Regionais Federais (entre eles o da 1ª Região, que abrange o Pará e mais 11 estados, além do Distrito Federal), divulgaram nota em que repudiam os “atos de violência cometidos contra os Poderes da República”, neste domingo (08), em Brasília.
► Abaixo, a integra da nota.
Os Presidentes dos Tribunais Regionais Federais, abaixo subscritos, manifestam seu repúdio aos atos de violência cometidos contra os Poderes da República no dia 08 de janeiro de 2023. A magistratura federal, ciente de sua missão constitucional, reafirma seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, as liberdades e os direitos fundamentais, os quais somente serão respeitados e garantidos com a atuação independente e harmônica do Judiciário, do Legislativo e do Executivo.
Os subscritores afirmam sua confiança de que os reprováveis atos de depredação na sede do Supremo Tribunal Federal e dos outros Poderes da República serão objeto de rápida investigação e adequada repreensão.
As magistradas e os magistrados federais reiteram o seu dever de, no exercício da jurisdição, combate ao crime e às ameaças à preservação da democracia, objeto de nosso compromisso constitucional com o povo brasileiro.
JOSÉ AMILCAR MACHADO – Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
GUILHERME CALMON NOGUEIRA DA GAMA – Presidente em exercício do Tribunal Regional Federal da 2ª Região
MARISA SANTOS – Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região
RICARDO TEIXEIRA DO VALLE PEREIRA – Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região
EDILSON PEREIRA NOBRE JÚNIOR – Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
MÔNICA SIFUENTES – Presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região
Fonte: TRF1