domingo, 20 abril, 2025
spot_img

Professores suspendem greve na rede estadual de ensino do Pará, mas mantêm mobilização

A greve dos professores da rede pública de ensino do Pará foi suspensa nesta segunda-feira (10), por maioria, após Assembleia Geral da categoria realizada na sede do Sindicato dos Bancários. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), embora a greve tenha sido suspensa, o “estado de greve” segue ativo, e as reivindicações continuam, especialmente a exigência pela exoneração do atual secretário de Educação, Rossieli Soares.

A principal reivindicação da categoria era a revogação da Lei n.º 10.820, que, segundo os professores, retira direitos do magistério e prejudica a educação indígena. A greve, que teve início em 23 de janeiro, foi motivada pela falta de consulta prévia aos educadores e representantes indígenas antes da sanção da referida lei.

Com a suspensão da greve, os professores retornam às atividades nesta terça-feira (11). A decisão ocorre após o governador Helder Barbalho (MDB) assinar um termo de compromisso para revogar a legislação, atendendo a uma das principais demandas dos manifestantes. No entanto, apesar de o Governo do Estado já ter encaminhado à Assembleia Legislativa o projeto de revogação da lei, a proposta ainda não foi publicada no Diário Oficial, o que gerou receios entre alguns membros da categoria quanto à efetividade da medida.

Além disso, indígenas de diversas etnias permanecem ocupando a sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) há mais de 20 dias, em protesto contra o que consideram uma grande perda para os professores e para a educação indígena.

A mobilização continua, refletindo as tensões e insatisfações persistentes entre os profissionais da educação e o governo estadual.

Foto/Crédito: Sintepp Pará

*Escrito por Sindjuf-PA/AP com informações do Sintepp Pará

 

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS