Iniciativa do TRE do Pará, realizada por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), leva atendimento eleitoral a áreas ribeirinhas, indígenas e quilombolas.
O projeto TRE Ribeirinho, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), foi reconhecido internacionalmente ao conquistar o terceiro lugar na 1ª edição do ExpoJud USA, um dos principais congressos globais sobre transformação digital no judiciário. O evento ocorreu de 5 a 9 de agosto em Orlando, nos Estados Unidos, reunindo líderes, especialistas e representantes de diversos países para discutir inovações tecnológicas que visam melhorar o acesso à justiça e a eficiência dos sistemas judiciais.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, Felipe Brito, apresentou o projeto e destacou os esforços para levar os serviços eleitorais no Pará a comunidades em áreas remotas e de difícil acesso, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos.
Além de expor o TRE Ribeirinho, Brito também mediou um painel sobre cibersegurança, que contou com a participação de especialistas dos TREs do Ceará e de Minas Gerais.
Reconhecimento anterior
Em julho, o “Projeto TRE Ribeirinho – Ciclo de Atendimentos Itinerantes 2023/2024 – Ribeirinhos, Povos Indígenas e Quilombolas” foi eleito uma das melhores apresentações na ExpoJud Portugal. A premiação, em forma de troféu, foi entregue ao secretário de Tecnologia da Informação do TRE- do Pará, Felipe Brito.
*Editado por Sindjuf-PA/AP, com informações da ASCOM TRE/PA