O Conselho Superior da Justiça do Trabalho lançou uma nova opção para o Processo de Atualização Cadastral Anual (Recadastramento) de aposentados e pensionistas da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus. A nova solução utiliza integração à plataforma gov.br, permitindo a realização da prova de vida por validação biofacial, dispensando a obrigatoriedade de deslocamento até o tribunal.
A solução “Atualização Cadastral de Inativos e Pensionistas (ACIP)” já está disponível para habilitação pelos Tribunais Regionais do Trabalho no Portal dos Sistemas Administrativos Nacionais da Justiça do Trabalho e integra o Sistema Integrado de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho (Sigep-JT).
Nova forma de realizar a prova de vida
O ACIP, produto digital nacional testado e mantido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15° Região (Campinas/SP), permite que o usuário atualize os dados cadastrais de forma online, autônoma e simplificada.
Com a integração ao gov.br, o(a) aposentado (a) ou pensionista da Justiça do Trabalho pode realizar o recadastramento de forma totalmente remota, sem necessidade de deslocamento até a unidade para recadastramento e a impressão de documentos.
Recadastramento
O recadastramento atende ao disposto na Resolução CSJT 273/2020 (alterada pela Resolução CSJT 298/2021), para garantir a continuidade do recebimento dos proventos/pensões.
Webinário
O CSJT irá promover em 17 de junho (segunda-feira), a partir das 14h30, um webinário para apresentar a nova solução de Prova de Vida do Sigep-JT. As inscrições estão abertas e são destinadas aos servidores das áreas de gestão de pessoas, no entanto, demais servidores (as) interessados na novidade também podem participar.
A apresentação do ACIP ficará por conta do Tribunal Regional do Trabalho da 15° Região, Tribunal responsável por manter o referido produto digital do Sigep-JT.
Participe! As inscrições já estão abertas!
(Luana Nogueira/AJ)
Foto/Crédito: Arquivo CSJT
Fonte: https://www.csjt.jus.br/web/csjt/-/prova-de-vida-de-aposentados-e-pensionistas-da-justi%C3%A7a-do-trabalho-poder%C3%A3o-ser-feitas-por-biometria-facial