Em 30 de maio a Fenajufe, sindicatos filiados e a Fenassojaf realizaram ato em frente ao CJF cobrando a correção dos valores
A Jornada de Lutas e o Apagão do Judiciário que acontecem em Brasília de 2 a 5 de agosto, serão também o momento de, mais uma vez, Oficialas e Oficiais de Justiça protestarem pela correção dos valores da Indenização de Transporte – IT.
Isso acontece ao mesmo passo em que o Conselho da Justiça Federal (CJF) pauta no plenário virtual, o pedido de providência 0000486-69.2019.4.90.8000 em que a Fenajufe, Fenassojaf e outras entidades, requerem reajuste do valor da IT, já há mais de dez anos sem correção.
Considerando apenas os aumentos dos combustíveis no ano de 2022, já seria justificada a correção de valores. Registre-se ainda que o veículo utilizado nas diligências pertence ao oficial e as despesas com aquisição, seguro, IPVA, manutenção, também correm por conta destes servidores e servidoras. A indenização de transporte teria que ressarcir todo esse gasto. Mas não o faz.
Em 30 de maio, a Fenajufe, os sindicatos filiados e a Fenassojaf realizaram ato em frente ao CJF cobrando a correção dos valores. O protesto repercutiu e presidentes de cinco TRFs solicitaram ao presidente do CJF, a inclusão do pedido na pauta do pleno do Conselho, o mais rápido possível.
Agora, com o pautamento no plenário virtual – o que dificulta atos e manifestos presenciais – o tema estará presente também na manifestação programada no STF, na tarde da quarta-feira, 3. Além disso, a Fenajufe continua atuando em defesa da correção nos valores da IT, apresentando aos conselheiros e conselheiras do CJF, memoriais com a argumentação pelo reajuste.
► O calendário da Jornada de Lutas e do Apagão do Judiciário e do MPU está assim distribuído:
02/08 (terça-feira)
7h: recepção dos parlamentares no aeroporto;
9h: pressão sobre a reunião de líderes no Senado para pautar o PL 3662/2021(NS);
10h: Ato em defesa das eleições e contra a violência política (Coalizão Sistema Eleitoral) no auditório 7 do Senado Federal;
14h: Ato chamado pelo Fonasefe no espaço do servidor com avaliação da possibilidade de marcha até o Bloco P (Ministério da Economia);
Tarde – Pressão sobre os parlamentares a favor do NS e para inclusão na LOA de previsão orçamentária para recomposição salarial no Congresso Nacional.
03/08 – (quarta-feira)
Manhã – Pressão sobre os parlamentares a favor do NS e para inclusão na LOA de previsão orçamentária para recomposição salarial no Congresso Nacional;
10h: Ato em defesa do Serviço Público e da Democracia no Congresso Nacional;
14h: Ato em defesa da recomposição salarial dos servidores do PJU, pelo NS e pela correção de valores da IT, no STF;
04/08 – (quinta-feira)
9h: Reunião ampliada do Fonasefe com dirigentes sindicais no auditório da nova sede da Fenajufe;
Avaliação de conjuntura tendo como palestrantes Toninho do Diap e Maria Lúcia Fatorelli;
Eleições /Estratégias para 2022 e 2023 no Auditório da Fenajufe;
05/08 – (sexta-feira)
Atividade no MPU;
Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular da Saúde (São Paulo/SP);
11/08- (quinta-feira)
MOBILIZAÇÃO NACIONAL NOS ESTADOS: Em defesa da democracia e por eleições livres (Ato chamado pelas Centrais Sindicais)
Luciano Beregeno, da Fenajufe
Foto/Crédito: Fenajufe