quarta-feira, 12 março, 2025
spot_img

Recomposição salarial: semana decisiva exige pressão e mobilização

Com o calendário eleitoral em curso e o governo patinando em relação ao reajuste do funcionalismo, o momento requer pressão máxima com o calendário eleitoral em curso e o governo patinando em relação ao reajuste do funcionalismo, o momento requer pressão máxima

“Se o presidente da república quiser dar qualquer coisa, terá que ser encaminhado ao Congresso Nacional até a sexta-feira, 22, para que todo o trâmite esteja concluído em 4 de julho”. Foi com esse alerta que a Assessoria Institucional da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público abriu a reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público desta semana.

Mais uma vez a Fenajufe esteve presente, com participação da Coordenadora Soraia Marca e dos Coordenadores Fabiano dos Santos, Manoel Gérson, Roberto Policarpo e Thiago Duarte.

E o alerta não é para menos. Com o calendário eleitoral em curso e o governo patinando em relação ao reajuste do funcionalismo – apontando preferência de Bolsonaro pela concessão apenas às categorias a ele simpáticas – o momento requer pressão máxima.

Outro ponto recorrente também sempre trazido nas reuniões tem sido o avanço da “reforma administrativa silenciosa” em curso no país, principalmente nos estados e municípios onde servidoras e servidores públicos têm sido sistematicamente prejudicados.

A reforma administrativa silenciosa avança também na Câmara e Senado, oculta em propostas legislativas dos mais diversos segmentos, reforçando a outra reforma também em curso, editada nos atos e portarias ministeriais, desmontando o aparato público de atendimento à população.

Coube a Thiago Duarte, defender na reunião da Frente o debate cuidadoso acerca da PEC 63/2013, que trata da instituição de um adicional por tempo de serviço, para a Magistratura e Membros do MPU. Não sendo um benefício para o conjunto do funcionalismo, a proposta deverá ser combatida.

O coordenador ainda destacou a necessidade de a Frente Parlamentar Mista dos Serviço Público atuar em prol das emendas articuladas pela Federação no Projeto de Lei 3662/2021, do TJDFT uma que reconhece a essencialidade da função de Técnico no judiciário brasileiro e outra que institui o nível superior para Técnico Judicial. Por fim, foi sugerido pelo coordenador uma reunião específica para construção de estratégias em relação a essas propostas legisativa, bem como sobre o PL 6204/19 – da Privatização do Judiciário – também conhecido como desjudicialização da execução.

Ao final dos trabalhos, o calendário de atividades para o período ficou assim distribuído:

17/5 – Vigília pela Recomposição Salarial, em frente ao Bloco P – Ministério da Economia

18/5 – Vigília pela Recomposição Salarial, em frente ao Bloco P – Ministério da Economia

19/5 – Dia Nacional de Luta pela recomposição salarial, nos estados e em Brasília, com mobilizações, paralizações e greves;
           – Vigília pela Recomposição Salarial, em frente ao Bloco P – Ministério da Economia

26/5 – Audiência Pública na CTASP – Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Câmara dos Deputados (horário a confirmar);

30/5 – Ato pela recomposição da indenização de transporte dos OJAFs – em frente ao CJF (local a confirmar)

31/5 –  Pela manhã: ato político no espaço do servidor com caminhada até o bloco P (Ministério da Economia)

        – 14 horas: Grande ato pela recomposição salarial das servidoras e servidores públicos, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados;

1/6 – Dia de pressão e mobilização no Congresso Nacional, com visita aos gabinetes dos parlamentares

Fonte: Luciano Beregeno, da Fenajufe

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

[tdn_block_newsletter_subscribe title_text="CADASTRE SEU EMAIL" description="UEFSQSUyMFJFQ0VCRVIlMjBOT1NTQVMlMjBOT1QlQzMlOERDSUFTJTIwRElBUklBTUVOVEUu" input_placeholder="Informe seu email" tds_newsletter2-image="5" tds_newsletter2-image_bg_color="#c3ecff" tds_newsletter3-input_bar_display="row" tds_newsletter4-image="6" tds_newsletter4-image_bg_color="#fffbcf" tds_newsletter4-btn_bg_color="#f3b700" tds_newsletter4-check_accent="#f3b700" tds_newsletter5-tdicon="tdc-font-fa tdc-font-fa-envelope-o" tds_newsletter5-btn_bg_color="#000000" tds_newsletter5-btn_bg_color_hover="#4db2ec" tds_newsletter5-check_accent="#000000" tds_newsletter6-input_bar_display="row" tds_newsletter6-btn_bg_color="#da1414" tds_newsletter6-check_accent="#da1414" tds_newsletter7-image="7" tds_newsletter7-btn_bg_color="#1c69ad" tds_newsletter7-check_accent="#1c69ad" tds_newsletter7-f_title_font_size="20" tds_newsletter7-f_title_font_line_height="28px" tds_newsletter8-input_bar_display="row" tds_newsletter8-btn_bg_color="#00649e" tds_newsletter8-btn_bg_color_hover="#21709e" tds_newsletter8-check_accent="#00649e" embedded_form_code="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" descr_space="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE1In0=" tds_newsletter="tds_newsletter3" tds_newsletter3-all_border_width="0" btn_text="ENVIAR" tds_newsletter3-btn_bg_color="#ea1717" tds_newsletter3-btn_bg_color_hover="#000000" tds_newsletter3-btn_border_size="0" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjAiLCJiYWNrZ3JvdW5kLWNvbG9yIjoiI2E3ZTBlNSIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicG9ydHJhaXQiOnsiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdF9tYXhfd2lkdGgiOjEwMTgsInBvcnRyYWl0X21pbl93aWR0aCI6NzY4fQ==" tds_newsletter3-input_border_size="0" tds_newsletter3-f_title_font_family="445" tds_newsletter3-f_title_font_transform="uppercase" tds_newsletter3-f_descr_font_family="394" tds_newsletter3-f_descr_font_size="eyJhbGwiOiIxMiIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" tds_newsletter3-f_descr_font_line_height="eyJhbGwiOiIxLjYiLCJwb3J0cmFpdCI6IjEuNCJ9" tds_newsletter3-title_color="#000000" tds_newsletter3-description_color="#000000" tds_newsletter3-f_title_font_weight="600" tds_newsletter3-f_title_font_size="eyJhbGwiOiIyMCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE4IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNiJ9" tds_newsletter3-f_input_font_family="394" tds_newsletter3-f_btn_font_family="" tds_newsletter3-f_btn_font_transform="uppercase" tds_newsletter3-f_title_font_line_height="1" title_space="eyJsYW5kc2NhcGUiOiIxMCJ9"]