Neste ano, completa 20 anos desde a última reestruturação ocorrida em 2006, por meio da Lei 11.416
A Fenajufe protocolou, nessa quarta-feira (7), ofício ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, solicitando audiência para tratar da retomada imediata do debate sobre a reestruturação da carreira das servidoras e dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU), com participação efetiva da categoria.
► Leia o ofício AQUI.
Em maio de 2025, por meio do ofício nº 2945666/GPR, endereçado à Federação, o então presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, comprometeu-se a encaminhar o projeto de reestruturação da carreira até setembro do ano passado. No entanto, o prazo não foi cumprido, contrariando o cronograma oficialmente apresentado pelo STF e frustrando as expectativas da categoria.
Após a mudança da gestão no Supremo, a Fenajufe se reuniu com o ministro Fachin, no dia 6 de novembro, quando solicitou, ao então recém-empossado presidente do do STF, apoio na continuidade das tratativas sobre a reestruturação da carreira, destacando-a como pauta prioritária da categoria e extremamente necessária para corrigir distorções, garantir isonomia e assegurar melhores condições de trabalho e reconhecimento à base.
Entretanto, até o momento, não houve, por parte do Supremo, uma resposta oficial à demanda dos servidores e servidoras do Judiciário Federal. Neste ano, inclusive, completa 20 anos desde a última reestruturação da carreira ocorrida em 2006, por meio da Lei 11.416.
Mobilização nacional
Diante disso, a Fenajufe convocou uma mobilização nacional da categoria para o dia 4 de fevereiro que tratará, dentre outras pautas, sobre a defesa da reestruturação da carreira.
Confira as atividades previstas para o dia 4 de fevereiro:
• 11h – Anexo II da Câmara dos Deputados, pela derrubada do veto parcial ao projeto de recomposição salarial.
• 15h – Em frente ao STF, pela reestruturação da carreira.
Fernanda Miranda / Jornalista da Fenajufe
Fonte: Fenajufe





