Em um encontro virtual, Daise Santos, coordenadora do Sindjuf-PA/AP, participou da última reunião do ano do Coletivo Nacional de Pretas e Pretos da Fenajufe. O evento, que contou com a participação de 13 pessoas, reuniu representantes de diversas entidades, incluindo Sintrajufe/RS, Sisejufe/RJ, Sintrajud/SP, Sindiquinze/SP, Sintrajufe/PE, Sindjuf/PA-AP, Sintrajurn/RN, Sitraam/AM e Sindjufe/MS.
A reunião abordou questões relacionadas à temática racial que necessitam de aprofundamento no âmbito do Poder Judiciário. Para impulsionar esse processo, os participantes manifestaram o desejo de realizar futuros encontros presenciais.
Além disso, alguns dos pontos deliberados durante a reunião incluem:
- O Encontro presencial do Coletivo em 2024 acontecerá em Brasília (com possível atividade externa que envolva “espaços pretos”);
- Construção de propostas para apresentar na XXIV Plenária da Federação, marcada para acontecer no primeiro semestre de 2024;
- Próxima reunião online ficou marcada para o dia 30/01.
A criação do Coletivo Nacional de Pretas e Pretos da Fenajufe foi deliberação do 11º Congresso da Fenajufe, ocorrido em 2022. O objetivo principal é debater as políticas raciais na categoria e o combate às discriminações e ao racismo presentes no PJU e MPU.
O primeiro encontro do Coletivo aconteceu em novembro de 2022.
Fonte: Fenajufe