O Sindjuf-PA/AP participou nesta segunda-feira, 30, de um evento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Representando a Entidade Sindical estiveram presentes a Coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão, Nilce Figueira, a Diretora de Base, Maria da Conceição Lima da Mota (Ciça), e o Assessor de Diretoria, Fabrício Acácio.
O evento faz parte das atividades do Programa Aposentar, que tem como objetivo a preparação de servidoras e servidores que estão na iminência de se aposentar.
Realizado no formato de Roda de Conversa, o evento foi conduzido pela servidora Fernanda Moura, Assistente Social do TRE/PA. O bate-papo deu-se num clima bastante informal e descontraído o que facilitou o desenvolvimento das perguntas, respostas, esclarecimentos de dúvidas, e relatos das servidoras e servidores.
O tema da Roda de Conversa foi “Aspectos Previdenciários e Legais na Aposentadoria”, apresentado pela servidora, Maria Cecília Medeiros, Chefe da Seção de Aposentadoria, Pensões e Informações Processuais, do TRE-PA.
Durante a conversa, os participantes entenderam que o tema é complexo e que, com as inúmeras mudanças na legislação, cada caso merece uma avaliação individual para se saber qual será a melhor e mais vantajosa regra para se aposentar.
Apesar da complexidade do tema, as servidoras e servidores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e obter informações sobre o processo de aposentadoria, graças a competência e sensibilidade dos servidores da Secretaria de Gestão de Pessoas, que se dispuseram a conversar, esclarecer dúvidas, explicar a legislação, tudo de forma bem acessível e esclarecedora.
A Roda de Conversa também abriu espaço para o Sindicato falar da importância da participação política das aposentadas e aposentados e sobre o Núcleo de Aposentados do SINDJUF-PA/AP. Sobre o Núcleo, a Coordenadora Nilce, agradeceu à administração do Tribunal pelo convite, falou do funcionamento do Núcleo e da importância dos servidores e servidoras participarem das atividades sindicais e sociais. Segundo a coordenadora, esse tipo de atividade reforça os laços de amizade e mantém o aposentado e aposentada numa dinâmica que o ajuda na sua qualidade de vida, saúde e bem-estar.
Outro assunto que coube aos representantes do sindicato foi a participação política dos Aposentados e aposentadas.
A Diretora de Base Maria da Conceição Lima da Mota (Ciça), aposentada do TRE-/PA falou da sua experiência e sua vivência como aposentada e a importância da militância política e sindical em sua vida pós-aposentadoria. Ciça, relatou que a aposentadoria é uma experiência muito particular, individual. Segundo ela “cada um vê e vive de uma forma diferente. Não é uma coisa fácil, tu trabalhas 30 anos ou mais, tem uma rotina, uma vida dedicada a cumprir horários, tarefas, responsabilidades. De repente para tudo, muda tudo. Então, a gente vê que esse processo é muito esperado, muitas vezes planejado, mas, pela minha experiência, nunca estaremos totalmente preparados. Contudo, acho que essa iniciativa do Programa Aposentar abre muitas reflexões e oportunidades de compartilhamento de experiências que ajudarão os futuros Aposentados e aposentadas nesse novo caminho, nessa nova etapa de vida que é a aposentadoria.”
Ciça finalizou sua fala, ressaltando a importância da participação política e sindical de aposentados e aposentadas, “pois a história da luta da classe trabalhadora mostra que se não fossem as lutas dos que nos antecederam muitos de nós não teriam os direitos trabalhistas que hoje dão dignidade aos trabalhadores da ativa e aos aposentados.
Os (as) representantes do SINDJUF-PA agradeceram e parabenizaram o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, em especial à Secretaria de Gestão de Pessoas, à COTEP (Coordenadoria de Análises Técnicas e Pagamentos) à SAPI e ao Setor de Assistência Social pela iniciativa do Programa Aposentar que se propõe a dar atenção e atendimento humanizado aos servidores e servidoras que estão à caminho da aposentadoria.
Uma reflexão que ficou do evento é que a aposentadoria é um direito de todas e todos, por isso a luta tem que ser coletiva, com aposentadas, aposentados, ativos e ativas, para que os trabalhadores e as trabalhadoras possam realizar o sonho de trabalhar e poder se aposentar com dignidade.
O Sindjuf-PA/AP parabeniza a louvável iniciativa do TRE-PA em se preocupar com o bem-estar dos servidores que estão em processo de aposentadoria. Esperamos que mais tribunais sigam esse exemplo, implementando medidas semelhantes em prol do cuidado com seus servidores prestes a se aposentar.