Na quarta-feira (18), o Coordenador do Sindjuf-PA/AP, José de Ribamar França Silva, participou da reunião do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do TRE-PA (PROAS), onde foram anunciadas mudanças significativas na gestão do plano de saúde.
Entre as principais alterações, destacam-se o retorno da cobrança da contribuição per capita, a partir de janeiro/2025 (a ser descontada da remuneração de fevereiro/2025), por beneficiário inscrito no Programa, e o retorno do reembolso da despesa com plano privado de saúde, limitado ao valor da tabela reajustada para 2025. Essas medidas serão necessárias para dar suporte ao aumento do valor da despesa, visto que há previsão de utilização de 2 milhões do Fundo garantidor do PROAS, em 2024. O objetivo é recompor o Fundo, especialmente porque o repasse realizado pela União, neste ano, foi insuficiente para custear integralmente as despesas com o Programa.
A reunião também trouxe uma boa notícia para os servidores, de que será mantida a suspensão da coparticipação sobre despesas, oferecendo um alívio financeiro quando do uso do plano de saúde.
Outro ponto relevante foi o anúncio do reajuste nas tabelas adotadas pelo Plano de Autogestão (PAS TRE), que servem de parâmetro para o reembolso dos serviços de saúde, medida essa que visa minimizar o impacto financeiro dos beneficiários sem comprometer a sustentabilidade do Programa.
Além disso, foi debatida a extensão dos convênios já existentes e anunciada a negociação em andamento com a CASSI, visando ampliar a rede de atendimento disponível aos servidores do TRE-PA.
A servidora Keyllaff Maria Alves de Miranda, que é usuária do Plano, aprovou as novas medidas. “A reunião na minha opinião foi positiva. A coordenadora responsável pelo Plano realiza uma boa gestão. Estamos prontos para retomar nossas contribuições, após dois anos de ausência.”
O Sindjuf-PA/AP reafirma seu compromisso de acompanhar de perto essas discussões e mudanças, trabalhando para garantir as melhores condições possíveis aos servidores e seus dependentes.