Será aberto no próximo sábado, 26/04, em Foz do Iguaçu, o 12º Congresso Nacional da Fenajufe. Com uma pauta de debates que inclui Conjuntura internacional e nacional, Plano de lutas, Opressões, Políticas permanentes, Alterações estatutárias e Organização sindical, espera-se a presença de mais de 600 pessoas. Ao longo de seis dias, delegados e delegadas, observadores e convidados vão debater os assuntos mais palpitantes que envolvem as categorias de servidores do Judiciário Federal. Além da presença de parlamentares, os judiciários da Argentina e Uruguai também estarão representados no Congresso.
O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal dos Estados do Pará e Amapá – SINDJUF-PA/AP será representado por uma comitiva composta por nove pessoas, sendo seis delegados e três observadores. Participarão da comitiva, como delegados Maria da Conceição Lima da Mota (aposentada TRE/PA), Antônio Augusto Ferreira da Mota (TRT8), Ângela Marina Matos de Castro Alves (JF/AP), Keyllaff Maria Alves de Miranda (TRE/PA), Marcos Antônio da Rocha Araújo (TRT8) e Walterlim Rodrigues dos Santos (TRT/8).
Como observadores, fazem parte da comitiva Mônica Genu Soares (JF/PA), Waldson Silva (Aposentado – TRE/PA) e Nilce Loureiro de Andrade Figueira (Aposentada – TRT8).
O Congresso contará também com convidados ilustres, como Salazar Claudio Alejandro, da Federación Judicial Argentina (FJA); Lorre Gonzalo Fabián, deputado federal na FJA, Pablo Ernesto Elizalde Trindad, da Associacion de Funcionários Judiciales del Uruguay (AFJU) e Joao Cayres, da Internacional de Serviços Públicos (ISP). Também já confirmaram presença o deputado federal Reimonte e a vereadora Carla Ayres (PT-SC).
Entre os painéis de discussões estarão os seguintes temas: Organização Sindical, mundo do trabalho e unidade dos trabalhadores/as; Conjuntura internacional e nacional e Opressões e políticas permanentes. Durante o Congresso haverá ainda a eleição e posse da Diretoria Executiva da Fenajufe e do Conselho Fiscal (gestão 2025/2028).