Nos dias 23 e 24 de agosto, aconteceu, em formato híbrido, o 7º Encontro Nacional da Fenajufe de Técnicos do PJU e MPU, realizado presencialmente na sede da Federação, em Brasília, e com transmissão virtual para todo o país. O tema central foi: “Estratégias para a Valorização do Cargo de Técnico Judiciário no Contexto da Reestruturação e Revolução Digital”.
O Sindjuf-PA/AP esteve presente no encontro por meio da participação virtual das coordenadoras Maria da Conceição Lima da Mota (Ciça) – TRE/PA (aposentada), Keyllaff Maria Alves de Miranda – TRE/PA e Ângela Marina Matos de Castro Alves– JF/AP.
A coordenadora Ciça destacou a importância dos debates:
“Dentre todas as discussões, a que mais se sobressaiu foi a luta pela defesa de um plano de carreira com sobreposição de tabelas, valorização e equidade entre os servidores do PJU e MPU, além da redução da enorme diferença salarial entre técnicos e analistas. Foram dois dias de palestras com especialistas e assessores que contribuíram bastante para as discussões e propostas. Apesar de algumas situações que tiram o foco da luta unificada, considero que o Encontro foi positivo, pois trouxe informações e estratégias fundamentais para a organização da nossa luta pela valorização e reestruturação da carreira.”
Debates sobre carreira e valorização
Ao longo dos dois dias, especialistas e lideranças sindicais discutiram os principais desafios da categoria. Entre os destaques:
“Carreira em Movimento: Caminhos para uma Estrutura Mais Justa e Valorizada”, com Amarildo Vieira (ex-diretor-geral do STF) e Vera Miranda (assessora técnica da Fenajufe);
“Valorização na Carreira: Orçamento Público e Justiça Remuneratória”, com o economista Jean Peres e o assessor técnico Vladimir Nepomuceno, abordando perdas salariais históricas, orçamento do Judiciário e remunerações;
“Desafios e Resistências em Defesa dos Serviços Públicos”, com Caroline de Araújo Lima (ANDES) e Carolina Marques (assessora parlamentar da Fenajufe), debatendo a conjuntura política e os impactos da Reforma Administrativa.
Negociação coletiva e perspectivas jurídicas
O encontro também tratou da Convenção 151 da OIT, que garante a negociação coletiva no serviço público, em palestra de Alexandre Marques, assessor institucional da Fenajufe.
No encerramento, o painel “Destravando a Carreira: Novas Estratégias e Perspectivas Jurídicas” contou com a deputada Érika Kokay (PT-DF) e o advogado João Marcelo, da Assessoria Jurídica Nacional da Fenajufe (AJN).
Encaminhamentos e participação expressiva
Após os debates, foi realizada uma mesa de encaminhamentos, com apresentação de propostas que serão compiladas e avaliadas pela Diretoria Executiva da Fenajufe. Entre elas, destaca-se a criação de um coletivo específico dos técnicos.
O encontro reuniu 153 participantes de 19 sindicatos de base, consolidando-se como um espaço estratégico de construção coletiva em defesa da valorização do cargo e dos direitos da categoria.