Representantes da diretoria do Sindjuf-PA/AP reuniram-se com a Presidência e membros da gestão do Plano de Assistência à Saúde do TRT da 8ª Região – PAS/8ª para tratar de temas importantes relacionados à assistência à saúde de servidores e magistrados da Justiça do Trabalho.
Pelo Sindicato participaram da reunião: a coordenadora Nilce Loureiro de Andrade Figueira (Formação Sindical e Assuntos de Cultura e Lazer), e os coordenadores Antônio Augusto Ferreira da Mota (Administração e Organização Sindical) e Raimundo José Abreu Nunes (Assuntos de Aposentadoria e Pensão). Pela Diretoria Executiva do Plano de Saúde, doutor Francisco Sérgio Silva Rocha (desembargador Presidente), Marco Aurélio Fidélis Rêgo (diretor de Administração e Finanças), Helder Antônio Rebelo Pontes (diretor de Relacionamento), além da coordenadora do Plano e Membro da Diretoria Executiva, Simone Pípolos Costa.
►Confira os principais pontos debatidos:
Reajuste do plano de saúde e situação financeira
O principal ponto da pauta foi o pedido do Sindjuf-PA/AP para postergar o reajuste do plano de saúde, previsto para janeiro de 2026, para o mês de junho do mesmo ano, de forma a coincidir com o recebimento da primeira parcela do reajuste salarial dos servidores, proporcionando maior fôlego financeiro à categoria.
O Presidente do Plano de Saúde, Desembargador Sérgio Rocha, informou que não há possibilidade de adiamento do reajuste. Segundo ele, o plano encerrou o ano de 2025 com resultado negativo, registrando despesas superiores a R$ 70 milhões.
De acordo com o presidente, toda a verba orçamentária repassada pela União, somada às contribuições dos participantes, foi integralmente consumida entre o pagamento de despesas e a composição do fundo de reserva. Ressaltou ainda a necessidade de manutenção do fundo de reserva financeira para situações emergenciais, citando casos recentes de internações em UTI e transferências aéreas de pacientes.
O Desembargador destacou que este será o primeiro reajuste da tabela em seis anos e que, ainda assim, o percentual aplicado não cobre integralmente a inflação acumulada de todo o período.

O Diretor de Administração e Finanças do PAS/8ª, Marco Aurélio Rego, informou que haverá reajuste das despesas médicas pelo INPC, além do impacto financeiro decorrente do reajuste do corpo funcional do plano, previsto para entrar em vigor a partir de fevereiro.
Ainda, segundo os gestores, no final de 2025 o plano recebeu um aporte extraordinário de cerca de R$ 2,4 milhões, valor equivalente a aproximadamente um mês de despesas com alguns hospitais. A Presidência esclareceu que não há possibilidade de devolução desse montante aos servidores, uma vez que os recursos foram utilizados para custear despesas já existentes.
O Diretor de Administração e Finanças lembrou que, em momento anterior, o plano já havia postergado um reajuste, atendendo à solicitação do Sindicato, apresentada em setembro do ano passado, e que uma nova postergação seria “financeiramente irresponsável”.
Diante desse cenário, os representantes do Sindicato apresentaram uma nova proposta, de um reajuste escalonado, que também foi recusada pela Presidência do Plano.
Vacinação fora da sede
O Sindicato apresentou demanda dos servidores de fora da sede que reivindicam a extensão das campanhas de vacinação do PAS para as localidades onde estão lotados.
A Coordenadora do Plano de Saúde e Membro da Diretoria Executiva, Simone Pipolos, explicou que a campanha de vacinação contra herpes zoster irá de 14 a 16 de janeiro deste ano.
Ela ressaltou que a vacina contra herpes zoster exige, obrigatoriamente, duas doses, pois apenas uma não garante eficácia. Nesse sentido, considerando o alto investimento realizado pelo plano e a necessidade da vacinação, solicitou o apoio do Sindicato na divulgação da importância de que os servidores que já tomaram a primeira dose retornem para receber a segunda.
Também foi informado que a vacinação contra influenza será realizada assim que a nova vacina, atualizada para a nova cepa existente, estiver disponível, sendo ofertada a magistrados e servidores.
Segundo a Coordenadora, a vacinação deverá ser estendida aos Fóruns Trabalhistas, com início previsto para março ou abril de 2026. Nas varas trabalhistas de menor porte ainda não há previsão e será necessário ainda aguardar. Ainda, segundo a Coordenadora, será realizada consulta aos Fóruns para definição das melhores datas, e o cronograma será amplamente divulgado pelo Tribunal.
Ela também ressaltou que os servidores que estiverem em trânsito na sede do Tribunal podem procurar o PAS e se informar onde tomar as vacinas.
Foi informado ainda que, durante a visita do programa TRT/8 Presente nas Varas e Fóruns fora da sede, também haverá oferta de vacinação e os servidores e magistrados que estiverem próximos a essas localidades poderão também se dirigir a esses locais e receber as vacinas.
Os representantes do Sindjuf-PA/AP reiteraram que todas as demandas apresentadas na reunião foram encaminhadas pela base e que o Sindicato seguirá cumprindo seu papel de interlocução e defesa dos interesses da categoria, mantendo os servidores informados sobre todos os desdobramentos da questão discutida sobre o reajuste do plano de saúde.





