Mais uma vez, o esforço conjunto dos servidores do TRE-PA garantiu resultados expressivos na apuração dos votos durante o segundo turno das eleições na capital paraense. Às 17h30, Igor Normando, do MDB, já aparecia como prefeito eleito com 421.485 votos (56,36%). Repetindo o sucesso do primeiro turno, Belém foi a primeira capital do país a divulgar o resultado final do segundo turno, consolidando o nome do vencedor de forma matemática.
Em Santarém, onde também houve segundo turno, o resultado foi anunciado com precisão e rapidez. O candidato Zé Maria Tapajós, do MDB, foi eleito com 92.628 votos (52%), enquanto JK do Povão obteve 85.516 votos (48%). Os votos nulos totalizaram 2.922 (1,60%) e os votos brancos, 2.046 (1,12%). O nome do prefeito eleito foi divulgado às 18h02, e o resultado final chegou às 20h50.
Durante a coletiva de imprensa realizada na sede do TRE do Pará, em Belém, o presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, ao lado da presidente da Comissão de Monitoramento e Apuração das Eleições, juíza Rosa Navegantes, da diretora-geral Nathalie Castro e do secretário de Tecnologia da Informação Felipe Brito, destacou o planejamento e a dedicação necessários para alcançar o resultado em tempo recorde. “Foram inúmeras reuniões e muito empenho para realizarmos esse sonho, um feito histórico para o Pará”, afirmou o desembargador.
O secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, ressaltou que o sucesso de Belém se deve à atuação coordenada de uma grande equipe. “Essa meta histórica em Belém se deve a todo um sistema de pessoas que atuaram de forma orquestrada para que isso ocorresse”, disse. Em Santarém, o desafio logístico devido às distâncias e ao acesso remoto a algumas áreas afetou o ritmo de apuração, mas a equipe também se superou para obter um excelente resultado”, disse.
O Sindjuf-PA/AP parabeniza o empenho e o trabalho exemplar dos servidores da Justiça Eleitoral, que tornaram possível mais um marco na apuração das eleições.
*Com informações do TRE/PA
Fotos/Crédito: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.