Está em andamento, nesta quinta-feira (28/8), a Sessão Administrativa eletrônica do Supremo Tribunal Federal (STF), que se estende até as 23h59, para análise de proposta de reajuste salarial em três parcelas anuais de 8% cada, a serem aplicadas entre julho de 2026 e julho de 2028, sobre os vencimentos básicos dos servidores do PJU.
O relator, ministro presidente, Luís Roberto Barroso, já apresentou voto favorável à aprovação do projeto de lei e ao envio da matéria ao Congresso Nacional. Até o momento, acompanharam o voto os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, Cristiano Zanin, Flávio Dino.
Vale lembrar que, em 7 de agosto, o STF havia aprovado apenas um reajuste de 8% para 2026 — proposta considerada rebaixada após a votação de 9 de julho no Fórum de Carreiras.
Segundo relatório de Barroso, estudo técnico da Secretaria de Gestão de Pessoas do STF aponta que, mesmo após os reajustes de 2023, há perda remuneratória superior a 24% até julho de 2025, com tendência de aumento até junho de 2026.
Pelos cálculos do Sindicato, a aplicação das três parcelas resultará em um reajuste acumulado de 25,97%. O Sindjuf-PA/AP permanece em monitoramento da sessão e seguirá atualizando as informações ao longo do dia.