sexta-feira, 26 abril, 2024
spot_img

19,99%: em Ato simbólico servidores exigem recomposição salarial na retomada do ano legislativo em Brasília

Mobilização marca retorno dos trabalhos legislativos e agenda aprovada propõe greve a partir do mês de março

Servidores e servidoras representantes das três esferas do funcionalismo, participaram de ato simbólico hoje (02) em Brasília. A atividade é parte do calendário aprovado na Plenária Nacional das Servidoras (es) Públicos Federais ocorrida dia 27 de janeiro.

A Fenajufe, respeitando os protocolos de segurança sanitária, foi representada pelos coordenadores Fabiano dos Santos, Luiz Cláudio Correa, Roberto Policarpo e Thiago Duarte.Os sindicatos de base Sindjufe/MS, Sitraam/AM, Sintrajufe/RS, Sintrajud/SP, Sintrajufe/PE  e Sindiquinze/SP enviaram seus representantes. 

Além da Capital Federal, vários outros estados cumpriram agenda de mobilização proposta  pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE) e fixaram faixas nos órgãos públicos, pleiteando tratamento isonômico para todas as categorias do serviço público.

A Federação como única entidade representativa das trabalhadoras e trabalhadores do Judiciário Federal e MPU, anexou faixas em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), tribunais superiores,(TSE),(STJ),(TST) também na PGR, e Ministério Público reivindicando o mesmo reajuste de 19,99%.

Sem deixar a luta contra reforma administrativa (PEC 32) o principal ponto da pauta foi a reivindicação pela recomposição salarial. O ato consistiu em uma caminhada entre o espaço do servidor até a Praça dos Três Poderes de onde os servidores (as) soltaram balões com uma faixa que pedia “negociação já!”

Os servidores buscam recomposição imediata de 19,99%, índice referente às perdas acumuladas desde                o início do governo Bolsonaro correspondente ao período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021.

Sem nenhuma devolutiva dos pedidos de audiências protocolados  pelo Fonasefe e Fonacate no dia 26 de janeiro, solicitando implementação de uma mesa de negociação com os representantes chefes dos Poderes, Casa Civil, Ciro Nogueira , senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG); presidente do Congresso Nacional e o presidente do STF ministro Luiz Fux, o conjunto de servidores prometem greve geral unificada  a partir do mês de março.

Os pedidos de audiências foram feitos na mesma data do lançamento da Campanha salarial 2022, no dia 18 de janeiro.

Com a falta de sinalização de tentativa de negociação por parte do governo até o momento, o caminho traçado pelas categorias é unificar a luta para organizar o  movimento paredista que já está sendo construído em todo  funcionalismo.

Após falas e cânticos repudiando manobra eleitoreira em benefício de um setor sabidamente apoiador do governo e as políticas do BolsonaroGuedes, o conjunto de servidores e servidoras seguiu até o Anexo II da Câmara onde o ato foi encerrado.

► Agenda de mobilização aprovada:

07 a 11/02 – Rodada de plenárias estaduais e atividades virtuais “Reposição emergencial para todas e todos: 19,99% já!

14 a 25/02 – Jornada de Luta em estado de greve;

09/03 – Greve Nacional dos(as) servidores(as) Federais. 

 

Reunião com presidente do STF – ministro Luiz Fux

Após encontros com a ministra Rosa Weber, vice-presidente do STF e com o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Valter Shuenquener, a Fenajufe segue em busca de diálogo com as administrações para levar a legitimidade da recomposição salarial.

Nesse sentido se reunirá com o ministro Luiz Fux no dia 15 de fevereiro. Além de discutir a recomposição salarial, a Federação irá buscar apoio do ministro para enviar proposta de alteração do nível de escolaridade para ingresso na carreira de técnico judiciário (NS), elaborada e encaminhada pela Fenajufe ao Fórum Permanente de Carreira do CNJ.

 

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Foto/Crédito: FENAJUFE

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/8549-19-99-em-ato-simbolico-servidores-exigem-recomposicao-salarial-na-retomada-do-ano-legislativo-em-brasilia

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?