quinta-feira, 28 março, 2024
spot_img

7º Conjuf debaterá o impacto do trabalho para a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras

A reflexão sobre a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras está em pauta na programação do 7º Congresso do Sindjuf-PA/AP. O evento acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de março, no Beira Rio Hotel, em Belém, reunindo representantes sindicais, magistrados, especialistas e doutores que discutirão diversos temas importantes para a categoria.

A servidora do TRT/4ª, Mara Weber, que também é Secretária da Mulher na CUT/RS, reforça a importância do debate sobre saúde do trabalhador diante do aprofundamento do neoliberalismo. “O mundo do trabalho organizado pelo neoliberalismo tem produzido ambientes de trabalho violentos, desregulados, precarizados, individualizados e com modelos de gestão de sobrecarga e superexploração física e mental do trabalhador e trabalhadora.  Esse cenário, já muito grave, não pode deixar de ser analisado também no fenômeno bolsonarista que o Brasil viveu nesses últimos 4 anos e que autorizou todas as formas de exploração e violências, inclusive no trabalho. Sabemos que o trabalho é fator importante na saúde física e mental do sujeito. Pode ser construtor de identidade, reconhecimento e realização humana ou pode ser construtor de sofrimento, adoecimento e morte, inclusive a morte por suicídio.”

Mara, que parabenizou o Sindjuf-PA/AP por promover o debate, também completa falando da importância do movimento sindical em se aprofundar nesta discussão. “Em especial, o movimento sindical precisa debater, entender e promover a luta por saúde da trabalhadora e trabalhador. A pauta do trabalho decente, digno e promotor de saúde precisar estar na ordem do dia. Sem dúvida esse tema é central hoje mais que nunca.”

Mara Weber é uma das participantes do Painel que debaterá “As relações de trabalho, a dignidade e a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do Poder Judiciário Federal” que ocorrerá dia 24 de março, sexta-feira, a partir das 14h.

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?