sábado, 27 abril, 2024
spot_img

8M: Fenajufe realizará circuito de lives com temática de gênero durante o mês de março

Com início nesta quinta-feira (07), a cada semana um novo tema será debatido, a transmissão será pelo Youtube e Facebook da Federação. Acompanhe!

Como acontece todos os anos no mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres (8M), a Federação vai realizar vários debates de temática feminista. O objetivo é trazer visibilidade aos temas que permeiam o universo feminino.

A atividade virtual se inicia na quinta-feira (7) e seguirá até o dia 2 de abril com novos debates a cada semana.  Os eventos virtuais serão transmitidos pelos canais de comunicação Fenajufe (Facebook e Youtube) e retransmitidos pelos sindicatos de base que requeiram.

Para o primeiro debate com o tema “Feminicídio, Lesbocídio e Transfeminicídio”, a Fenajufe convidou a deputada federal Erika Kokay (PT/DF), de longo histórico de atuação pelos direitos e defesa das mulheres, Rafaela Caporal, militante feminista do “Coletivo Themis- Gênero, Justiça e Direitos Humanos” (organização da sociedade civil pelos direitos das mulheres, com sede em Porto Alegre/RS ) e a deputada estadual Monica Seixas (Psol/SP). A parlamentar é destaque na luta pelos direitos das mulheres negras e povos originários.

A mediação desta semana fica a cargo das coordenadoras Sandra Dias e Luciana Carneiro. Importante ressaltar a participação dos núcleos de gênero e diversidade dos sindicatos de base.

A organização das lives é do Coletivo de Mulheres da Fenajufe criado após deliberação do 11º Congrejufe realizado em 2022.  A iniciativa é reforçar as discussões de gênero no seio da categoria, ampliar o debate de igualdade, defender direitos, a dignidade e o enfrentamento a todas as formas de discriminações vivenciadas pelas mulheres.

Debatedoras:

Erika Kokay

Deputada federal pelo quarto mandato consecutivo. Bancária e psicóloga, a parlamentar começou a vida política na luta contra a ditadura, nos movimentos estudantil e sindical, tendo sido a primeira presidenta do Sindicato dos Bancários do Distrito Federal. Também presidiu o Partido dos Trabalhadores e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e, por duas vezes, foi deputada distrital.

Rafaela Caporal

Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Metodista, coordenadora da área de enfrentamento às violências da Themis Gênero, Justiça e Direitos Humanos (organização da sociedade civil com sede em Porto Alegre/RS). Advogada especialista em gênero e sexualidade, integrante do Fórum do Aborto Legal do Rio Grande do Sul.

Monica Cristina Seixas Bonfim está no seu segundo mandato como deputada estadual em SP.  Jornalista, ambientalista, militante do movimento feminista, tem destaque na atuação em defesa da natureza, dos povos originários e comunidades tradicionais, das mulheres e movimentos de negros e negras.

Em 2018, foi eleita no primeiro mandato coletivo da história do parlamento paulista e essa formação trouxe ao mandato um caráter de diversidade e de prioridade na luta por justiça socioambiental.

Os próximos temas discutidos serão:

  • Ocupação dos espaços de poder e violência política de gênero – desafios
  • Interrupção voluntária de gravidez (direito de optar pela maternidade ou não e escolher quando)*
  • Dificuldades das mulheres frente à Reforma trabalhista de 2016 e Reforma da previdência de 2019*

Acompanhe em nossas redes.


Fenajufe Agora

Com o lançamento dos “Canais” do WhatsApp no Brasil, servidoras e servidores do PJU e MPU já contam com uma nova funcionalidade para ficarem mais informados: o Fenajufe Agora, novo canal da Federação no aplicativo. Para receber as notícias da Fenajufe é muito simples: basta acessar o link abaixo e clicar em seguir no canto superior direito.

 Clique aqui para seguir

Fonte: Fenajufe

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?