sábado, 27 abril, 2024
spot_img

8M: sindicatos realizam atividades em homenagem ao Dia Internacional e mês das Mulheres

Ações ocorrem desde o dia 8 em vários estados; o mote principal é pelo fim da violência e direito à vida; a Federação seguirá com o circuito de lives até o dia 2 de abril

Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres (8M) os sindicatos de base realizaram várias atividades nos estados. As ações ocorridas no dia 8, foram desde entrega de botons com diálogos para servidoras nos tribunais a atos públicos, caminhadas, debates virtuais entre outros.

A Federação iniciou circuito de lives com pautas femininas no dia 7 e seguirá com as abordagens temáticas até o dia 02 de abril. As lives são transmitidas pelo Youtube e podem ser acessadas a qualquer momento.O primeiro evento com o tema: “Feminicídio, Lesbocídio e Transfeminicídio” pode ser revisto no canal do Youtube da Federação.

Em todas as manifestações ocorridas nos estados, as mulheres expressaram a luta por oportunidades paritárias de emprego na cidade e no campo, por um mundo mais justo e igualitário e principalmente sem feminicídio e sem todas as formas de violência que tem crescido assustadoramente em todos o País.

Acompanhe as manifestações dos sindicatos:

Em Alagoas, o Sindjus-AL participou de ato e caminhada organizados pelas centrais, sindicatos e movimentos sociais. As mulheres se concentraram na Praça Deodoro, em frente ao Tribunal de Justiça e seguiram em caminhada até o Palácio do Governo, onde entregaram uma carta de reivindicações por políticas públicas e contra a violência às mulheres.

SINDJUF-PA/AP

O Sindjuf-PA/AP promoveu uma ação em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Na parte da manhã, coordenadores marcaram presença na entrada do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª região (TRT-8) e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), distribuindo botons com a mensagem “Mais Respeito, Mais Direitos” para as servidoras.

 

No Rio de Janeiro, as coordenadoras Lucena Pacheco e Soraia Marca participaram de ato público no centro da cidade. A concentração começou às 16h na Candelária e por volta das 18h seguiu em direção à Cinelândia. A participação do Sisejufe/RJ foi conjunta com movimentos sociais, centrais e coletivos feministas.

  

O Coletivo de Mulheres do Sintrajud – “Mara Helena dos Reis’ se somou aos diversos movimentos sociais e sindicais no ato ocorrido na capital paulista no dia 08. O ato levou centenas de mulheres às ruas em defesa dos direitos, em marcha pelo fim do feminicídio e demais violências. A coordenadora Luciana Carneiro esteve no ato.

No sábado (9) a participação do sindicato ocorreu em uma roda de conversa sobre autodefesa e vôlei recreativo no Parque Industrial Tomas Edson. As atividades foram organizadas pelo Coletivo de Mulheres do Sintrajud e teve como tema, “É preciso estar atenta e forte – plantando sementes”. Ainda estão previstas duas atividades com abordagens temáticas.

Na próxima quarta-feira (13) o debate virtual abordará a força da mulher trabalhadora no enfrentamento aos ataques à classe trabalhadora e no dia 24 o evento “Nada incomoda mais à ordem do que mulheres que sonham e lutam”, em parceria com entidades do Judiciário estadual ( Assojubs e Sintrajus ) ocorrerá na Barraca de Praia da Assojubs em Santos.

Em Florianópolis, mesmo com as fortes chuvas que atingiram todo o estado de Santa Catarina, o Sintrajusc/ SC, marcou presença em ato unificado organizado pelos movimentos sociais e sindicais.

Pelo segundo ano consecutivo, o Sitraemg/MG realizou a atividade “Mulheres Diversas” no dia 08. O evento em formato híbrido contou com participação expressiva de servidoras. Presencialmente o evento foi realizado no Espaço Gutierrez, no bairro Prado, em Belo Horizonte.

O encontro foi aberto com a palestra da Delegada de Polícia, doutoranda em Sociologia e Direitos humanos na Universidade de Brasília (UNB),Cyntia Carvalho e Silva que apresentou ao público diferentes formas de violência e formas de combatê-las.

A violência praticada contra a mulher no ambiente de trabalho como assédio moral e sexual, virtual e cyberbullyng, foi tema de live realizada pelo Sindiquinze/SP nessa segunda-feira (11). O debate virtual discutiu ainda feminicídio, ódio ao gênero e demais formas de violências.  

O Sindjufe/MS provocou o debate na categoria contra o crescimento alarmante no número de feminicídio na região Centro-oeste, da qual o Mato Grosso do Sul faz parte. De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ( FBSP) os três estados que compõem a região mais o Distrito Federal lideram essa triste realidade.

O Sintrajufe/RS vai realizar uma atividade conjunta com a CUT local nas próximas quarta (13) e quinta (14) feira em Porto Alegre. No dia 13 pela manhã será oferecida orientação médica e jurídica de forma gratuita às mulheres trabalhadoras em banca no Largo Glênio Peres. Na quarta-feira, a participação é em ato simbólico e unificado com o MST e CUT/RS, na “Esquina Democrática”.

O Sindjufe/MT realizou atividade em parceria com a Escola Judicial no dia 8. A ação ocorreu no Tribunal Regional do Trabalho (TRT 23) com uma palestra hibrida com o advogado Cezar Brito sobre os direitos da mulher, seguida de um café da manhã ofertado pela EJUD.

Na Justiça Federal  em Mato Grosso teve palestra virtual com a fisioterapeuta Edna Nunes Correa Marques com café da tard, desta vez patrocinado pelo Sintrajufe/MT.  O Sindicato está construindo outras ações para a próxima quinta-feira (14)

 

No Distrito Federal, Ana Paula Cusinato, integrante da Comissão Pró-Fenajufe participou de ato unificado e de atividades diversas na capital federal. A organização foi conjunta com Centrais Sindicais, Coletivos de mulheres de vários segmentos, movimento das mulheres negras e sindicatos locais.

Sindjufe/BA

Em Salvador, o Sindjufe/BA participou de ato unificado em Campo Grande, com participação de 70 entidades de classe entre sindicatos, centrais sindicais, coletivos e movimentos sociais.  A manifestação ressaltou principalmente a violência política de gênero como um alerta para o ano de 2024 que acontece eleições estaduais.

Para enfrentar essa situação, o sindicato está promovendo o curso “Formação Política de Lideranças Femininas em Espaços de Poder”, nos tribunais regionais.  Na Justiça Federal ocorrerá no dia 20 e no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5) no dia 22. No Tribunal Regional Eleitora (TRE/BA) o curso aconteceu no início do mês.

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/10377-8m-sindicatos-realizam-atividades-em-homenagem-ao-dia-internacional-e-mes-das-mulheres

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?