O professor de dança Leonardo Soares Progênio, servidor da Justiça Federal do Pará, fará um número de dança exclusivo para a festa de confraternização do Sindjuf-PA/AP. Dançando profissionalmente desde os 18 anos, Leonardo venceu recentemente um concurso nacional de tango – Tango Scenario Brasil Latin Open 2025 (SP).
Antes mesmo de ser servidor público, ele já dava aulas particulares de dança em várias academias de dança e musculação de Belém, “sempre unindo técnica, musicalidade e paixão”, conta.
Formado em Licenciatura em História, com especialização em Carreiras Administrativas e Funções Administrativas de Tribunal, ele ingressou há 12 anos na Justiça Federal, sendo hoje lotado no Setor Financeiro da Seção Judiciária de Belém. Leonardo também se filiou ao Sindjuf-PA/AP desde 2014.
Segue praticando a dança como um sacerdócio. “A dança, que antes era minha profissão, tornou-se um hobby após a vida pública — embora eu ainda atue profissionalmente e obtenha renda eventual com ela”, explica. “Mais do que profissão ou lazer, a dança é o meu estilo de vida. Ela me incentiva a cuidar do corpo e da mente, me mantém ativo fisicamente, amplia minha interação social e me conecta com pessoas das mais diversas cidades e Estados por onde passo em cursos, eventos e competições”.
Sobre a premiação, Leonardo diz que ganhar em primeiro ou último lugar é secundário, embora ele sempre treine para entregar o seu melhor. “A verdadeira recompensa está em ser feliz dançando, em viver intensamente e em levar alegria às pessoas por meio da minha arte, seja nas aulas, seja nas apresentações”, diz o servidor.
Sobre a apresentação no dia 13, ele vai compartilhar um pouco da arte de dançar Tango e mostrar o quanto a dança pode ser revolucionária na vida das pessoas: “Seria até um egoísmo guardar isso só para mim, sabendo o quanto a dança combate o estresse, ameniza sintomas de ansiedade e depressão e transforma vidas”, afirma.
Para Leonardo, a dança é mais que técnica, é mais que coreografia, “é refúgio, é cura, é encontro. É o lugar onde me reconheço como pessoa e onde encontro meu equilíbrio”.
A festa de confraternização do Sindjuf-PA/AP ocorrerá no Josy’s Recepções, na Tv. Curuzú, 2266, no próximo dia 13, à partir das 20h30. Já reservou seus convites?
Clique no link abaixo, e preencha o formulário para confirmar sua presença:
► https://forms.gle/AqrX82HQFdEPCHE2A
Ver essa foto no Instagram





