sexta-feira, 21 janeiro, 2022
spot_img

Após 12 dias fora do ar, o Conecte SUS ensaia volta

Segundo Queiroga, os dados estarão disponíveis no sistema “a qualquer momento”

Após 12 dias fora do ar, o aplicativo Conecte SUS, responsável entre outras coisas por emitir o Certificado Nacional de Vacinação da covid-19, permanece instável. Alguns usuários relataram ao Correio que ontem o sistema voltou a mostrar o comprovante vacinal, mas a grande maioria dos relatos garantia não haver sinal do comprovante no aplicativo até o fechamento desta edição. O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o sistema voltaria à normalidade ontem, o que não aconteceu. Segundo ele, ainda, os dados estarão disponíveis no sistema “a qualquer momento”.

Além do comprovante vacinal, o ataque hacker, sofrido no último dia 10, compromete, também, dados sobre infectados e mortos pelo novo coronavírus, o sistema e-SUS Notifica. De acordo com o ministro, as notificações estão normalizadas desde terça-feira. O sistema, contudo, segue estável.

Para o infectologista membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Julival Ribeiro, as notificações são vitais para a tomada de decisões no enfrentamento da covid. “Saber quantos são os casos novos de covid, quantas mortes, quantas pessoas vacinadas é fundamental para direcionar as próximas medidas a serem tomadas”, explicou o especialista.

Ele reforçou, também, ser indispensável que o Brasil cobre o passaporte vacinal tanto de viajantes que entram no país quanto de brasileiros em eventos. “O passaporte vacinal é de extrema importância e deve ser cobrado, também, dentro do país. Não entendo porque ainda não foi resolvido o problema do aplicativo”, lamentou.

Ataque hacker

O Conecte SUS foi hackeado logo após o governo determinar a exigência de uma quarentena de cinco dias para os não vacinados entrarem no país. Com isso, as exigências impostas como medidas para conter a pandemia sofreram adiamento.

Por Gabriela Chabalgoity (Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro)

Foto/Crédito: Gov.Br

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2021/12/4972961-apos-12-dias-fora-do-ar-o-conecte-sus-ensaia-volta.html

Latest Posts

spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.