sexta-feira, 29 março, 2024
spot_img

Às vésperas das eleições Bolsonaro edita MP com medidas para reduzir fila do INSS

A Secretaria-Geral da Presidência da República informou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou medida provisória com ações para reduzir o tempo de espera no atendimento a beneficiários do INSS.

De acordo com o órgão, a medida visa combater os efeitos da pandemia do coronavírus que, com o fechamento de agências da Previdência Social, levou o tempo de espera de agendamento de perícia médica de 17 dias, em janeiro de 2020, para 66 dias atualmente.

Trata-se da MP 1.113/22, que altera a Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, e a Lei 13.846, de 18 de junho de 2019, para dispor sobre o fluxo de análise de benefícios previdenciários e assistenciais sob avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), da Perícia Médica Federal e do Conselho de Recursos da Previdência Social.

Prazo para apresentação de emendas ao texto encerrou-se nesta segunda-feira (25).

Há estoque de 762 mil agendamentos pendentes da fila da perícia médica.

Principal mudança

A principal mudança prevista na MP é que a medida poderá dispensar a emissão de parecer da perícia médica federal quanto à incapacidade laboral, sendo o benefício concedido com base em atestados e laudos médicos.

Por outro lado, segurados que estejam recebendo auxílio-acidente concedido judicial ou administrativamente estarão obrigados, sob pena de suspensão do benefício, a submeter-se a exame médico, processo de reabilitação profissional ou tratamento.

“O valor projetado para as despesas com os programas, avaliado em R$ 40,3 milhões, já está previsto na Lei Orçamentária”, informou a secretaria.

Foto/Crédito: Elza Fiúza/ABr, CC BY 3.0 BR <https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/deed.en>, via Wikimedia Commons (imagem licenciável)

Fonte: https://www.diap.org.br/index.php/noticias/noticias/91052-as-vesperas-das-eleicoes-bolsonaro-edita-mp-com-medidas-para-reduzir-fila-do-inss

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?