Evento ocorrerá no dia 25 na Câmara dos Deputados e reunirá representantes de entidades do funcionalismo.
A Federação será representada pela coordenadora Soraia Marca em mais uma audiência pública sobre a PEC 38/2025. O tema, “os Reflexos da Reforma Administrativa no Serviço Público” foi proposto pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) por meio do requerimento nº 93/25.
O debate será realizado na Comissão de Administração e Serviço Público (CASP), no dia 25. A Fenajufe dividirá a mesa de debates com representantes de outras entidades representativas do funcionalismo. A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, (MGI), Esther Dweck, é uma das convidadas.
A PEC -38 /25 enfrenta forte mobilização de servidores em todo o país. Semanalmente, a Fenajufe e representantes de sindicatos de base atuam ativamente junto aos parlamentares no Congresso Nacional para o convencimento contrário ao avanço da proposta.
Desde que foi protocolado, o texto já recebeu mais de 20 pedidos para retirada de assinaturas de apoio. Mesmo que não tenha efeito prático, a ação é positiva e veio após mobilização unificada das categorias.
A Fenajufe orienta aos sindicatos que puderem, que enviem representantes à Capital Federal para acompanhar os debates acerca do tema e pressionar os parlamentares para retirarem seus nomes como apoiadores. Pelas regras da Câmara, uma PEC só é retirada se mais da metade dos signatários (86 dos 171 deputados)desistirem do apoio. Até lá, as assinaturas originais continuam válidas e garantem a tramitação
Nesse sentido, a atuação aos parlamentares deve ser intensificada. A Federação reforça, ainda, que é importante pressionar também nas bases eleitoreiras, redes sociais, gabinetes estaduais, enfim, por onde for possível para deixar o recado de que, quem votar favorável ao desmonte do serviço público, em 2026, não volta!





