O acesso igualitário à Justiça é fundamental em qualquer Democracia, mais ainda no Brasil, onde convivemos com inúmeras desigualdades.
O acesso igualitário à Justiça é fundamental em qualquer Democracia, mais ainda no Brasil, onde convivemos com inúmeras desigualdades econômicas, sociais, raciais e de gênero.
Para superar essa herança histórica, precisamos aprimorar nosso poder Judiciário, priorizando a valorização e a qualificação dos servidores.
E a população sente isso no dia a dia.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Latinobarómetro, no Brasil apenas 10,8% acreditam que existe igualdade de oportunidades no acesso à Justiça – a média na América Latina é de 22,5% de confiança no sistema jurídico.
Para ajudar a resolver esse problema, é preciso aumentar a qualificação dos servidores. Por isso, é fundamental que os cargos de técnicos do Poder Judiciário da União passem a ser de nível superior (NS). Assim, como servidores cada vez mais capacitados, os brasileiros terão um atendimento e nossas instituições democráticas estarão mais protegidas. Todos ganham com isso!
Foto/Crédito: FENAJUFE