sexta-feira, 19 abril, 2024
spot_img

Brasil atinge 50% da população totalmente vacinada e 88% confiam no imunizante

País avança no controle da doença com a queda no número de novos casos, mortes e internações

Com 50% da população completamente vacinada contra a Covid-19 e 88%, nove em cada dez brasileiros e brasileiras confiando na eficácia do imunizante, apesar da enxurrada de fake news do  presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL) e seus apoiadores,  país avança no controle da doença e caem números de mortos e novos casos.

Os dados são do DataSUS (departamento de informática que centraliza informações do Sistema Único de Saúde) e o levantamento foi feito pela Offerwise, que ouviu 1,5 mil pessoas em todo o país, segundo o jornal o Estado de S Paulo, que divulgou a pesquisa.

O estudo revela que 97% dos entrevistados têm o hábito de se vacinar por entender o papel das vacinas na erradicação de doenças. O perfil de entrevistado que é mais propenso a promover a vacinação é de mulheres de classe A. A classe C é a que menos acredita no trabalho da ciência.

Já os principais motivos para não se vacinar são a falta de confiança/interesse, medo de agulha, falta de tempo e que vacinas não são eficazes. 

Total de vacinados

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do país é estimada em 213,3 milhões de pessoas. Desses, 109 milhões já receberam duas doses das vacinas da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac ou a proteção de dose única da Jansen.

Já os vacinados com primeira dose superam a marca de 151,5 milhões, o que representa 70,8% da população.

Números em queda

Nessa terça-feira (19) foram registradas 381 mortes por Covid-19 em 24 horas, com o total de óbitos chegando a 603.902 desde o início da pandemia. A média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 351, abaixo da marca de 400 pelo 8º dia seguido.

Desde o começo da pandemia o país registrou 21.664.543 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, 13.099 confirmados ontem. A média móvel nos últimos 7 dias foi 10.900 novos diagnósticos por dia.

80% dos leitos reservados à Covid-19 estão vazios em SP

Segundo a mais recente pesquisa do Sindicado dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de SP que acompanha a situação das internações nas instituições privadas, 80% dos leitos destinados à Covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão vazios, e 20% abrigam doentes em tratamento.

Os dados, que foram divulgados pela coluna da Mônica Bergamo, apontam uma tendência de queda, já que no mês passado, a ocupação era maior: 28%.

A situação nos leitos clínicos de Covid-19 é parecida: apenas 14,7% deles estão ocupados, contra 25,75% da pesquisa anterior.

A evolução positiva dos números a cada pesquisa levou a entidade a decidir suspender os levantamentos. Os números dos hospitais privados coincidem com os da rede pública.

Foto/Crédito: Jefferson Peixoto/Secom – FOTOS PÚBLICAS

Fonte: https://www.cut.org.br/noticias/brasil-atinge-50-da-populacao-totalmente-vacinada-e-88-confiam-no-imunizante-c39d

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?