sexta-feira, 26 abril, 2024
spot_img

Câmara convoca esforço concentrado e sucesso do Apagão do Judiciário e MPU é bala na agulha contra inimigos do reajuste

Além do retorno dos trabalhos no Congresso Nacional, período também será de retomada das sessões no STF

Servidoras e Servidores do Judiciário Federal (PJU) e do Ministério Público da União (MPU) viverão um momento crucial na busca pela recomposição salarial da categoria. Nos próximos 2 e 3 de agosto está convocado o grande Apagão do Judiciário e do MPU, um movimento que pretende subir o tom contra os inimigos da recomposição salarial.

A data não podia ser mais acertada. Além do retorno dos trabalhos no Congresso Nacional em 2 de agosto e da retomada das sessões do STF no dia 3, o período ainda será de esforço concentrado na Câmara dos Deputados, convocado na tarde da quarta-feira, 13, pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), para os períodos de 1º a 5 de agosto e 29 de agosto e 2 de setembro, como apurou a Assessoria Parlamentar da Fenajufe. Esforço Concentrado é a designação informal para períodos de sessões extraordinárias destinadas exclusivamente à discussão e votação de matérias.

Ou seja, com projetos de grande repercussão – como o rol taxativo da Agência Nacional de Saúde (ANS) para a cobertura dos planos de saúde – sendo pautados no plenário, ainda que o ano seja de eleições, haverá grande presença de parlamentares em Brasília. E é aí que a pressão precisa ser grande, intensa, barulhenta e efetiva.

O esquenta do Apagão tem sido dado pelas mobilizações nos estados e em Brasília nestas últimas semanas, com atos realizados no STF, principalmente após o ministro Luiz Fux ter declarado, em reunião com dirigentes da Fenajufe, que ministros do Tribunal são contrários ao reajuste dos servidores e servidoras.

A expectativa é que, para o Apagão, a presença de delegações dos sindicatos filiados em Brasília seja maciça e a adesão, em todo o país, expressiva, com servidoras e servidores do PJU e MPU, cruzando os braços por 24 horas ou 48 horas. A Fenajufe reforça orientação para que os sindicatos estejam em Brasília para participação nos atos e realização do trabalho de corpo a corpo com parlamentares.

Reforço da Convocatória

Em comunicado enviado aos sindicatos na tarde desta sexta-feira, 15, a Fenajufe reforçou a convocação dos Sindicatos filiados, ressaltando a importância da adesão ao calendário proposto 2 e 3/08 – APAGÃO do Judiciário e MPU com paralisação de 24 ou 48 horas pela recomposição das perdas e cobrança ao STF e PGR do envio de projeto ao Congresso Nacional e pela aprovação do NS para Técnicos, assim como o calendário dos encontros programados até o final do ano.

Fonte: Luciano Beregeno, da Fenajufe

 

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?