“As centrais sindicais, CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB defendem a imediata instalação da CPI da Covid para investigar as responsabilidades do governo do presidente Jair Bolsonaro na intencional ausência de coordenação nacional para o enfrentamento da pandemia, na orientação contrária à ciência e à saúde para o isolamento social, o uso de máscaras e a não aglomeração, a inexistente aplicação em massa de testes e procedimentos de tratamento dos infectados, no atraso na compra e produção de vacinas, na falta de equipamentos e medicamentos e nos outros inúmeros fatos que essa CPI certamente levantará”, se posicionam em nota as entidades sindicais.

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) vai ocorrer em razão de o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, em decisão liminar ter acatado, na última quinta-feira (8), ação judicial nesse sentido, encaminha pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) para que o presidente do Senado autorizasse a CPI.

O objetivo da CPI, segundo o autor do requerimento, Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), é apurar as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia de Covid-19, em especial àquelas relacionadas à crise sanitária no Amazonas quando o estado passou por colapso na rede de saúde com falta de insumos e oxigênio para os pacientes internados.

Na justificativa do requerimento, o senador relata as motivações para o início das apurações.

“Notícias dos principais veículos de comunicação escancaram cenas de terror, com doentes morrendo por falta de condições mínimas para o correto tratamento. Há falta de itens essenciais para a sobrevivência desses indivíduos, deixando ao cúmulo de se deixar acabar as reservas de oxigênio medicinal de hospitais, resultando na morte de diversos pacientes nas primeiras semanas de janeiro na capital do Amazonas”, escreveu.

► Eis a íntegra da nota pública

Fonte: https://www.diap.org.br/index.php/noticias/agencia-diap/90380-centrais-apoiam-decisao-do-stf-para-instalacao-da-cpi-da-covid