quarta-feira, 8 maio, 2024
spot_img

Ciclo de debates sobre Assédio Moral e Sexual no Poder Judiciário Federal do Pará e Amapá

A atividade ocorreu na noite da última terça-feira, 7/Dezembro, e faz parte do Ciclo de Debates, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal dos Estados do Pará e Amapá (SINDJUF-PA/AP). O evento foi realizado em formato virtual, pela plataforma Zoom com o tema: “Assédio Moral e Sexual no Poder Judiciário Federal do Pará e Amapá: Conscientizar e Enfrentar”.

O SINDJUF-PA/AP, vem promovendo debates e pesquisas relacionados a questão do assédio moral e sexual nos locais de trabalho, por entender a importância do tema e a necessidade, de desenvolver ações que visem conscientizar e enfrentar essas formas de violência.

O ciclo de debates iniciou as 19h com a apresentação de dados da pesquisa online que o SINDJUF-PA/AP promoveu no período de 30 de novembro à 07 de dezembro de 2021, na qual obteve a participação voluntária de 61 servidoras(es) filiados atuantes no Poder Judiciário dos Estados do Pará e Amapá. As informações trouxeram importantes elementos que adentraram no diálogo das palestrantes convidadas e servidores que estiveram presentes neste evento.

Além de membros da Diretoria do SINDJUF-PA/AP, participaram como palestrantes convidadas para o debate sobre assédio moral e sexual, Dielly Débora Farias Fonseca, servidora da Universidade Federal do Pará (UFPA), mestra em Gestão Pública e integrante da Comissão de Ética da UFPA e a diretora do Sintrajufe/RS Mara Weber.

Durante a palestra da Mestra Dielly Fonseca foram abordados conceitos sobre assédio moral e sexual, assim como os efeitos desta conduta no ambiente profissional e as implicações para a saúde da vítima. “Nunca enfrente sozinha o seu agressor, anote com detalhes todas as humilhações sofridas, evite contato direto com o agressor e procure o apoio dos colegas e familiares”, descreve Dielly em relação às ações que devem ser tomadas pelas pessoas que sofrem assédio.

A palestrante, Mara Weber, definiu o assédio moral no âmbito de trabalho como: “A realidade de ações discriminatórias no ambiente da administração pública – que abala as relações de trabalho e a moral dos servidores e devem ser combatidas a conduta abusiva de natureza psicológica que atenta contra a dignidade psíquica da pessoa, de forma sistemática, frequente, prolongada que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras capazes de causar ofensa à personalidade.”. Conforme a diretora do Sintrajufe/RS outros elementos como o acirramento do neoliberalismo na sociedade capitalista apresenta-se como desafio que precisa cada vez mais ser enfrentado. Nesse sentido, o fortalecimento dos trabalhadores e a luta sindical são fundamentais neste processo.

Um dos destaques identificados na pesquisa online promovida pelo SINDJUF-PA/AP tratou-se do posicionamento favorável para a proposta de criação do “Núcleo de Acolhimento” no âmbito sindical, na qual 98,4% dos participantes apoiaram a importância desta iniciativa. É importante ressaltar que desde Março de 2021 o sindicato inseriu o trabalho do Serviço Social a fim de prestar atendimento profissional para demandas de filiados e familiares. “A realização do trabalho do Serviço Social no sindicato tem se desenvolvido na priorização do fortalecimento da rede de proteção para os filiados, construindo cada vez mais um espaço de escuta qualificada e orientação profissional com compromisso ético e político”. destaca a Dra. Gessyca Baracho, Assistente Social do SINDJUF-PA/AP.

► O ciclo de debates se encerrou com sorteio de dois livros:

Assédio Moral: A violência perversa no cotidiano (Marie – France Hirigoyen)
Sorteada: Maria da Conceição Lima da Mota (TRE/PA-Aposentada).

Mulheres como eu, mulheres como as outras: O assédio moral e sexual contra mulheres na esfera do trabalho. (Maria Lidiana Diniz)
Sorteado: José de Ribamar França Silva (TRE/PA).

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?