sexta-feira, 26 abril, 2024
spot_img

Concursos públicos: quais as propostas de Lula e Bolsonaro para os servidores de todo país

Lula defende a valorização das instituições públicas, Bolsonaro investe na privatização. Veja mais propostas dos candidatos a presidência do Brasil para a carreira pública.

Você sabe quais as propostas dos candidatos presidenciáveis para os servidores públicos de todo o país?

Quem deseja conquistar uma vaga na carreira pública precisa ficar de olho nas propostas.

Pensando nisso, elencamos nesse artigo as principais propostas de governo para a área segundo cada um dos candidatos.

Lembrando que esse artigo tem apenas a intenção e objetivo de informar os eleitores e concurseiros com base nos programas de cada candidato sem nenhuma pretensão político-eleitoral.

Candidatos destacam a importância da valorização do servidor público

Tanto o candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, quanto o candidato do PL, Jair Messias Bolsonaro, destacam em seus programas de governo, disponíveis para consulta no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a valorização da carreira pública e, consequentemente, dos servidores de diferentes instituições nacionais.

No plano de governo do candidato Lula é destacado que “Reafirmamos o nosso respeito e compromisso com as instituições federais, que foram desrespeitadas e sucateadas e com a retomada das políticas de valorização dos servidores públicos. Será aberto diálogo sobre a modernização das carreiras, a qualificação e a autonomia dos servidores.”

Já o plano de governo do candidato Bolsonaro informa que “O comprometimento do servidor motivado no trato com a coisa pública e em bem servir o cidadão, aliado às medidas de controle e integridade ampliarão a eficiência na prestação dos serviços. O aperfeiçoamento dos seus planos de cargos e salários será um dos meios de incentivar o servidor, assim como o reconhecimento de seus talentos, suas potencialidades e a realização de suas promoções por mérito, fruto de avaliações que incentivem o cumprimento de metas”.

Lula defende a estatização, Bolsonaro prefere a privatização

Os candidatos Lula e Bolsonaro possuem propostas bem diferentes em relação ao tema privatização e estatização, assunto que interfere diretamente na vida de quem busca uma vaga na carreira pública.

Enquanto o programa de governo do candidato Lula prevê a valorização das instituições públicas, o plano do candidato Bolsonaro segue na contramão.

Para o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, a ideia é priorizar e defender a desestatização, ou seja, o candidato apoia a privatização das empresas e instituições públicas.

“Merecem destaque as ações de desestatização por meio da concessão de serviços públicos, de parcerias público-privadas e da privatização de estatais, como ocorreu com a Eletrobrás, que ampliadas, trarão benefícios diretos e indiretos para o cidadão brasileiro e permitirão ao Estado focar nas suas principais responsabilidades como saúde, educação, segurança e bem-estar.”, informa o plano de governo de Bolsonaro.

Já o candidato Lula menciona a importância de manter as instituições públicas como patrimônio nacional.

“Setores estratégicos do patrimônio público são privatizados e desnacionalizados, bancos públicos e empresas de fomento ao desenvolvimento são destruídos, num momento em que o quadro na infraestrutura é desolador. “Reafirmamos o nosso respeito e compromisso com as instituições federais com a retomada das políticas de valorização dos servidores públicos”, afirma o plano de governo do candidato petista.

Ainda de acordo com o programa de governo do ex-presidente Lula, a privatização vai contra os interesses da nação.

“Opomo-nos fortemente à privatização, em curso, da Petrobras e da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). A Petrobras terá seu plano estratégico e de investimentos orientados para a segurança energética, a autossuficiência nacional em petróleo e derivados, a garantia do abastecimento de combustíveis no país”, diz o plano de governo de Lula.

O plano informa ainda que “Opomo-nos à privatização dos Correios, uma empresa com importante função social, logística e capilaridade em todo o território nacional.“

Segurança Pública Nacional em destaque nos planos de governo

Para ambos os candidatos, a segurança pública nacional é destacada.

O candidato Bolsonaro afirma a necessidade de aumento e continuidade dos investimentos nos Órgãos de Segurança Pública e nas Forças Armadas, bem como o aperfeiçoamento dos planos de carreira e de remuneração.

Já o candidato Lula informa em seu programa de governo que a melhoria da qualificação técnica dos policiais será uma busca permanente a ser alcançada, especialmente com a reformulação dos processos de seleção, formação e capacitação continuada, além de novos concursos públicos na área.

Foto/Crédito: Divulgação TRF1

Fonte: https://noticiasconcursos.com.br/concursos-publicos-quais-as-propostas-de-lula-e-bolsonaro-para-os-servidores-de-todo-pais/

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?