domingo, 29 janeiro, 2023
spot_img

Conselho Deliberativo das Entidades da Fenajufe se reúne pela primeira vez

Criado no 11º Congrejufe, o CDE será composto pela Diretoria Executiva da Federação mais dois representantes por sindicato filiado

O Conselho Deliberativo das Entidades Filiadas (CDE) irá se reunir pela primeira vez no próximo dia 09.  Realizada em formato híbrido, a reunião marcará a implementação e o início de atuação dessa nova instância deliberativa da Fenajufe, onde os sindicatos terão direito a voz e voto.

O CDE será composto pela Diretoria Executiva da Federação mais dois representantes por sindicato (um titular e um suplente), eleitos dentre os membros das respectivas diretorias vigentes, devendo ser observada a paridade de gênero.

A criação do Conselho decorreu de proposta de alteração estatutária aprovada no XI Congrejufe, ocorrido em abril deste ano em Alexânia/GO. O CDE passou então a integrar a Seção III – “A” do Estatuto da Fenajufe.

Para ter direito a voto, o sindicato precisa estar quite com suas obrigações financeiras perante a Federação, sendo garantido  apenas o direito à voz, em caso de inadimplência. 

Conforme o estatuto, são órgãos deliberativos da Fenajufe:

I – O Congresso da FENAJUFE;

II – A Plenária Nacional;

III – A Reunião Ampliada [3];

III-A- Conselho Deliberativo de Entidades Filiadas [4];

IV – A Diretoria Executiva

V – O Conselho Fiscal.

Este é um momento fundamental da história da federação. Substituindo a chamada “Ampliadinha”, na qual os sindicatos tinham apenas direito a voz, o CDE representa um imenso avanço na democratização da Fenajufe, na medida em que amplia a participação de cada um dos sindicatos filiados no processo de discussão e condução da política da Federação,

Programação:

9h – Abertura – Informes da Fenajufe e Caracterização estatutária do CDE e seu funcionamento

  • Lucena Pacheco Martins
  • Sandra Cristina Dias
  • Fabiano dos Santos

9h30 – Painel – Organização Sindical

  • Rosana Fernandes – Secretária Adjunta de Combate ao Racismo da CUT (Central Única dos Trabalhadores)
  • João Paulo Ribeiro – Secretário dos Serviços Públicos e dos Trabalhadores Públicos da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)
  • Rivania Moura – Presidenta do Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior)

10h30 – Debate – 6 inscrições com paridade de gênero para perguntas ou intervenções

11h – Considerações dos palestrantes

12h – Intervalo para assistir o jogo da copa do mundo (Brasil X Croácia) com brunch 

15h ou após o jogo – apresentação da composição do Conselho Deliberativo de Entidades e encaminhamento acerca das sugestões de pauta (enviadas antecipadamente) para a próxima reunião do CDE prevista para o dia 18/3 em formato hibrido, preferencialmente presencial. (Sindicatos serão chamados por ordem alfabética do Estado, para se apresentarem com tempo de fala de 1 min por titular e por suplente)

19h – Ato em comemoração aos 30 anos da Fenajufe com coquetel

Fonte: Fenajufe

Latest Posts

spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.