sábado, 27 abril, 2024
spot_img

Coordenadora do Sindjuf-PA/AP compartilha experiência no “Grito dos Excluídos” em Belém

Ontem, 7 de setembro, dia em que se comemorou o Dia da Independência, a Coordenadora de Administração e Organização Sindical, Mônica Genú Soares, participou do “Grito dos Excluídos” em Belém. Ela compartilhou sua perspectiva sobre o evento e destacou a importância desse movimento popular.

O “Grito dos Excluídos” é uma iniciativa que busca dar voz aos marginalizados e àqueles que muitas vezes são negligenciados pela sociedade. Este ano, o tema da manifestação foi “Você tem fome e sede de quê?“.

Em Belém, a edição deste ano começou mais cedo, entre 8h30 e 9h, e incluiu um momento ecumênico, dado que o evento é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em colaboração com movimentos eclesiais de base.

Mônica expressou seu compromisso de longa data com movimentos sociais, desde seus tempos universitários, e como essa participação foi enriquecedora em momentos críticos da história política do Brasil, como os períodos de golpe à democracia.

Ela destacou que o “Grito dos Excluídos” é um movimento de resistência aos ataques desumanos do capitalismo, com um foco especial na defesa dos direitos dos povos indígenas e afrodescendentes. “Este ano, foi especialmente emocionante, pois o clima era verdadeiramente de paz e esperança num Brasil mais justo, humano e inclusivo! O alívio das pessoas que estavam lá era notório.”.

A coordenadora expressou também seu amor por manifestações que buscam justiça e liberdade democrática, especialmente quando lideradas pelas camadas mais desfavorecidas da sociedade. No final de sua reflexão sobre o evento, ela concluiu: “Estávamos todos envolvidos nessa vibração, sem medo de sermos felizes.”

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?