A capacitação tem a finalidade de melhorar e atendimento de eleitoras e eleitores e o acolhimento das pessoas surdas.
Amanhã, dia 18, a partir de 8h30, ocorrerá a abertura e o desenvolvimento do “Curso de Libras da Corregedoria Eleitoral”, do TRE do Pará. Em formato de oficina, a atividade será realizada no Auditório Ivan Mello, na sede do Tribunal, nos turnos da manhã e da tarde, com carga horária de 6 horas.
A abertura do evento será feita presencialmente pelo desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, vice-presidente e corregedor do TRE do Pará. A formação tem objetivo de preparar as servidoras e os servidores que trabalham com atendimento a eleitoras e eleitores para o acolhimento às pessoas surdas, diminuindo, assim, as barreiras de comunicação.
A oficina será ministrada, de forma presencial, pelos instrutores Alan Carlos de Aviz e Tatiana Brito Mota, que já atuam como intérpretes/tradutores de Libras nos eventos e sessões plenárias do Tribunal.
O curso surgiu da necessidade captada pelo vice-presidente de acolher e incluir o atendimento da eleitora e do eleitor surdo.
A primeira turma será composta por 25 pessoas, sendo servidoras e servidores e demais colaboradoras e colaboradores das zonas eleitorais e do Núcleo de Atendimento a Eleitores da Região Metropolitana de Belém.
Em um segundo momento, acontecerá a proposta da gravação de vídeo-aulas para que fiquem disponíveis no ambiente de educação virtual do TRE, viabilizando a capacitação das zonas eleitorais do interior do Estado, bem como de integrantes da Secretaria do Tribunal que atendem o público externo.
Ana Paula Bezerra / Ascom TRE do Pará.
Foto/Crédito: ASCOM do TRE-PA