Após o anúncio do descredenciamento de importantes redes de laboratórios pela Unimed Belém, muitos beneficiários ficaram apreensivos quanto ao impacto em seus planos de assistência à saúde. No entanto, os planos de saúde dos servidores do Judiciário Federal, incluindo PAS TRE-PA, PAS TRT/8ª e Pró Social da Justiça Federal, garantem que o descredenciamento não afetará o atendimento aos seus beneficiários.
O descredenciamento, que ocorreu no mês de março deste ano, incluiu laboratórios renomados como Amaral Costa, Beneficente e Paulo Azevedo. Entretanto, em conversas com as administrações dos planos, o Sindjuf-PA/AP foi informado de que os beneficiários não serão prejudicados.
O PAS TRE-PA assegura que os laboratórios descredenciados continuam credenciados ao plano, portanto, não haverá prejuízos aos beneficiários. Além disso, reembolsos estão disponíveis para despesas realizadas fora da rede credenciada, conforme as normas estabelecidas.
Da mesma forma, o PAS TRT/8ª tranquiliza seus beneficiários, afirmando que os laboratórios descredenciados pela Unimed Belém permanecem atendendo normalmente pelo plano, sem qualquer impacto nos serviços oferecidos. Ressalta-se que o ressarcimento só é devido em casos específicos e deve ser previamente requerido.
O Pro-Social também garante que o descredenciamento não afetará sua rede de atendimento, pois os laboratórios Amaral Costa, Beneficente Portuguesa e o Laboratório Paulo Azevedo pode ser acessado pela rede do Saúde Caixa, que também está conveniado com Programa. Além disso, o Pro-Social está com tratativas avançadas para o credenciamento direto do Laboratório Paulo Azevedo. Os beneficiários podem contar com reembolsos para despesas fora da rede credenciada, desde que atendam aos requisitos estabelecidos.
Além dos esclarecimentos, as administrações dos planos detalharam os procedimentos para solicitação de exames com guias de outros Planos de Saúde. Confira:
- PAS TRE/PA: Os laboratórios credenciados foram orientados a aceitar guias médicas da Unimed como pedido médico para atendimento pelo PAS/TRE-PA. Para isso, o prestador de serviços deve preencher a guia de atendimento do PAS/TRE-PA, obter a assinatura do beneficiário e enviar à SAGP junto com a guia da Unimed, para fins de faturamento.
- PAS TRT8: Não houve alteração nas regras vigentes. Tanto a Unimed quanto a CASSI só aceitam pedidos médicos solicitados em suas próprias guias para autorização. As autorizações são emitidas diretamente por eles, não havendo emissão pelo PAS TRT8. No entanto, o PAS TRT8 aceita normalmente pedidos médicos em documentos da CASSI e Unimed, assim como em outros, desde que devidamente assinados pelo médico solicitante (com nome e CRM).
- PRÓ-SOCIAL: Beneficiários podem utilizar guias da Unimed para realizar exames nos laboratórios Beneficente Portuguesa e Amaral Costa, mediante apresentação do cartão do Pro-Social (cartão + guia). Após o credenciamento, também será possível realizar exames no Laboratório Paulo Azevedo.
Foto/Crédito: Pexels (imagem licenciada) / Foto de RDNE Stock project no Pexels: https://www.pexels.com/pt-br/foto/garrafa-de-vidro-transparente-em-suporte-de-aco-inoxidavel-6129885/