A Diretoria Executiva do Sindjuf-PA/AP está reunida na tarde de hoje (24) para definir o Planejamento Estratégico 2022 da Entidade. A reunião acontece na sede do Sindicato e conta como facilitadora a Assessora Política do Sisejufe-RJ, Vera Miranda.
Vera iniciou as falas dessa tarde abordando as questões que envolvem o processo tecnológico nas atividades laborais e a relação com o adoecimento da categoria.
A Assessora explicou que atualmente os trabalhadores estão hiperconectados. Esta condição vem gerando sobrecarga de trabalho e cansaço mental, causando adoecimento. Além disso, Vera disse que esse cenário é fruto de uma lógica economicista, pois não há reposição da mão de obra nos tribunais com a justificativa de enxugamento do orçamento e com isso, os servidores estão cada vez mais cansados e adoecidos, pois mesmo por trás do sistema de inteligência artificial que em tese surgiu para acelerar o processo de trabalho, há sempre um ser humano.
“Não há trabalho que pague a nossa saúde. Como vamos sustentar um trabalho dessa forma?”, disse a assessora que também falou da necessidade da regulamentação ao direito de desconexão do trabalho para os servidores e da discussão em torno dessas dificuldades.
A diretoria continua reunida amanhã (25) quando encerrará as discussões do seu plano de ação.
Veja as fotos do Encontro: