sexta-feira, 7 outubro, 2022
spot_img

EJUD8 encerra o ano letivo com um momento afetivo das memórias natalinas

Magistrados e servidores puderam conhecer mais sobre as origens da história da tradição natalina aliada à cultura do mundo

“A música vai fazer parte desta manhã”, foi com essa saudação que a vice-diretora da Escola Judicial do TRT8, juíza do trabalho, Maria de Nazaré Medeiros Rocha apresentou o professor Antonio Carlos Toze, responsável por conduzir todas e todos os presentes por um passeio sobre as “Memórias Natalinas – uma viagem no imaginário afetivo de cada um de nós”, realizada na manhã desta quinta-feira (09).

O evento marcou o encerramento das atividades da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região no ano de 2021. O diretor da EJUD8, desembargador Walter Paro, fez abertura do evento e ressaltou o espírito de Natal que estamos vivendo. “Esse evento veio nos presentear com esse Espírito de Natal que devemos ter, de ouvir o próximo, ouvir a si mesmo e buscar essa espiritualidade”, pontua.

O desembargador agradeceu a todos os diretores e vice-diretores que já passaram pela EJUD8 e afirmou que o primeiro ano na direção da Escola não seria nada sem a participação de todos os magistrados do TRT8. “A EJUD8 é a escola de todos para todos. É muito importante termos o feedeback de vocês. Desejo a todos um Natal de luz, que possamos exercitar o perdão e a compaixão. E que tenhamos um ano novo com realização, sucesso e muita saúde para todos”, finalizou o diretor da EJUD8.

Memórias – As tradições do Natal foram o mote da palestra com Antonio Carlo Toze que, com maestria, apresentava informações, imagens e músicas que remetiam à época apresentada. “Vamos começar ouvindo os sinos do Natal, do Mosteiro São Bento de São Paulo, que era como anunciavam a chegada do Natal”, relata.

Depois foi feito um passeio cultural que emocionou os mais de 115 participantes da aula, que ouviram cantos gregorianos, conheceram a história da Anunciação do anjo Gabriel a Maria; e a Natividade do Senhor, que conta a história do nascimento de Jesus Cristo e todas as memórias, ícones, e elementos que integram as tradições natalinas em todo o mundo. “No ano de 2020, como não podemos celebrar o Natal com todos juntos, sem missa e programação nas igrejas, a igreja de São Francisco de Assis na Itália, projetou em sua fachada todas as obras que compõem a arquitetura da igreja”, relata.

Durante a palestra, todos puderam conhecer os símbolos do Natal e aprender sobre o Advento, momento que estamos vivenciando de preparação para o nascimento de Cristo. “Nossa apresentação tem o objetivo de destacar essa época de harmonia e esperança, e vimos que, ao longo da história, como o ser humano buscou com que esse momento se perpetuasse, e temos que manter esse movimento, por mais singelo que seja, porque é isso que nos torna humanos”, destacou o professor Toze.

Como destacou a vice-diretora da EJUD8 no encerramento, “a Escola teve a intenção de encerrar seu ano com essa renovação de afetos, dos corações, para o bem de todos, do amor, da solidariedade e da esperança. Nos lembrando da nossa condição de humanos, com afetividade e inteligência, lutando por dias melhores para nós e para a sociedade como um todo”. Participante do evento, a desembargadora do TRT8, Sulamir Palmeira Monassa de Almeida fez um testemunho emocionada no final. A magistrada lamentou a perda do marido este ano e disse que estava sem o espírito natalino, recuperado após a palestra. “Eu me emocionei muito durante a palestra promovida pela EJUD8 junto com a minha filha, me animei e já vou providenciar e organizar tudo para celebrar a festa do Natal. Obrigada e parabéns à EJUD8, e desejo a renovação de esperança para todos nós”, comemora.

A juíza do trabalho, Ádria Lena Furtado Braga, que coordena o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de Macapá, parabenizou a iniciativa. “Parabéns pelo vasto conhecimento, pela transmissão da mensagem e arte, e pela sensibilidade dessas memórias. Gratidão à EJUD8 e desejo que venha para todos nós um glorioso 2022”.

Foto/Crédito: ASCOM8

Fonte: https://www.trt8.jus.br/noticias/2021/ejud8-encerra-o-ano-letivo-com-um-momento-afetivo-das-memorias-natalinas

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.