sábado, 24 setembro, 2022
spot_img

Eleições 2022: TCU apresenta avaliações sobre o voto eletrônico

Relatório corresponde à segunda etapa, que visa maior segurança e transparência do pleito.

Com o objetivo de garantir a segurança e a transparência das Eleições 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segue atendendo criteriosamente as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU). Em 2 de outubro, os eleitores irão votar para presidente e vice-presidente, governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital.

Conforme já apresentado no relatório anterior, desde 2000 praticamente 100% dos votos são registrados, contabilizados de forma eletrônica, sem nenhuma fraude com a utilização da urna eletrônica.

O TCU avaliou o sistema eletrônico de votação brasileiro, sob a responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral, no que diz respeito à segurança, confiabilidade, auditabilidade e transparência, onde as conclusões serão apresentadas ao Congresso Nacional. 

A auditoria tem por objetivo a sistemática brasileira de votação eletrônica a cargo da Justiça Eleitoral, sob a coordenação do TSE e será realizada em oito etapas, autorizadas pelo ministro Bruno Dantas e motivada pelo Ministro Raimundo Carreiro, levada à consideração do plenário do TCU.

A primeira etapa do Acórdão foi concluída em julho de 2021. As recomendações já começaram a ser implementadas, conforme manifestação do TSE. As demais fases da auditoria buscam avaliar, oportunamente, o macroprocesso da votação eletrônica em três fases: antes da votação, no dia do pleito e após o processo.

► A íntegra do acórdão pode ser acessada no Portal TCU, no endereço eletrônico www.tcu.gov.br/acordaos.

Macapá, AP, 22 de fevereiro de 2022

Assessoria de Comunicação – Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96)3198-7504 (Ramal 7504) / (96)98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Portal: www.tre-ap.jus.br
E-mail: ascom@tre-ap.jus.br
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502
Centro, Macapá – AP, 68900-020
 
Foto/Crédito: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará. 
 

Latest Posts

spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.