sábado, 27 abril, 2024
spot_img

Empoderamento Indígena: professores são diplomados durante sessão administrativa

Curso de educação cívica para professores que atuam nas aldeias foi promovido pela Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), através da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), promoveu a Formação Continuada para a Promoção da Participação Política para mais de 30 professores indígenas e não-indígenas. Durante a 22ª Sessão Administrativa do TRE Amapá, feita de forma itinerante no Centro de Convivência Waiãpi, aconteceu a diplomação dos professores que passaram pela capacitação em educação cívica. A cerimônia é conclusão do projeto “Empoderamento Indígena” realizado no período de 16 a 20 de outubro na Aldeia Aramirã, Terra Indígena Waiãpi, município de Pedra Branca do Amapari.

Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), os professores participantes foram treinados sobre temas relativos a cidadania, direitos e deveres dos indígenas, além de noções de política e Legislação Eleitoral. O curso, que durou 3 dias, também explorou temáticas como cidadania indígena, alistamento eleitoral, elegibilidade, partidos políticos e a importância dos governos municipais.

Participante do curso de formação e liderança local, o professor Viceni Waiãpi agradeceu a presença da Justiça Eleitoral na aldeia Aramirã e disse que a ação itinerante é uma forma de incentivar os indígenas acerca da busca por conhecimentos sobre a Legislação e os direitos dos povos originários.

“É isso que nós queremos para o nosso futuro, para a nossa geração e isso está sendo acompanhado por outros povos indígenas por meio do Youtube”, explicou.

O projeto Empoderamento Indígena tem o objetivo de desenvolver competências relativas a cidadania, política e ao papel da Justiça Eleitoral no processo democrático. Os treinamentos foram realizados por membros da Justiça Eleitoral.

A juíza membro do Pleno do Tribunal e vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral, juíza Ariadne Alencar, destacou a importância da união dos Povos Indígenas para a efetivação e garantia dos seus direitos.

“Viver a vida política como um povo brasileiro que vocês são”, afirmou.

Durante a sessão administrativa, o presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages, afirmou a importância de a Justiça Eleitoral adentrar no convívio da comunidade indígena, promovendo ações educativas para incentivar a participação política e representatividade dos Povos Originários. Segundo ele, o próximo passo da Justiça Eleitoral é levar os professores à capital do estado para instruções acerca da língua Waiãpi.

“Fica lançada essa semente para que esse projeto ganhe mais azas. Porque a partir de agora, assim como nos mobilizamos para vir até a aldeia e trazer pedagogos para formar os formadores, quero que os professores indígenas se encaminhem à Macapá para ensinar a língua Waiãpi”, disse o presidente.

► Baixe aqui a cartilha bilíngue elaborada pela EJE/AP utilizada na formação continuada dos professores indígenas do povo Wajãpi.

Em seguida, foi iniciada a 74ª Sessão Judiciária Ordinária do TRE Amapá, acompanhada pelos indígenas e transmitida ao vivo por meio do canal do TRE Amapá no YouTube. Os arquivos de ambas as sessões podem ser acessados no canal (clique aqui).

Foto/Crédito: ASCOM TRE-AP

Fonte: https://www.tre-ap.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Outubro/empoderamento-indigena-professores-sao-diplomados-durante-sessao-administrativa

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?