quinta-feira, 2 maio, 2024
spot_img

Eneje: Combate à desinformação e Fake News fecha Encontro Nacional

Evento aprovou “Carta dos servidores da Justiça Eleitoral” contra os ataques do governo à democracia  e à honra  e dignidade do segmento 

O tema do debate deste segundo dia de encontro estava sendo esperado com grande expectativa pelos presentes. O combate às informações falsas e disseminação de Fake News é extremamente importante e urgente. 

Ao final do encontro uma carta repudiando a disseminação de notícias falsas foi aprovada pelos participantes. O documento intitulado como “Carta dos Servidores e Servidoras da Justiça Eleitoral” exige respeito com a dignidade das trabalhadoras e trabalhadores do sistema de justiça e rechaça o desrespeito propagado por informações falsas disseminadas por apoiadores do governo.

O palestrante da primeira parte do período,  foi Frederico Almeida,servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e integrante da “Frente de Combate às Informações Falsas”(criada pelo TSE). Frederico registrou em primeiro momento que o “método para combater inverdades é fazer imediata propagação de informações verídicas”. “FakeNews se combate com verdade”.

A Frente foi criada por iniciativa dos próprios servidores da Justiça Eleitoral que viram a necessidade de atuar contra essas ações que visam descredibilizar o papel da Justiça Eleitoral e menosprezar o trabalho desempenhado pelos servidores e servidoras.

Em sua explanação, o palestrante conclamou as entidades participantes para divulgar o trabalho de combate às informações falsas não apenas na base do PJU, mas para familiares,nas escolas, ONGs, enfim, para todos os espaços sociais necessários. Essa é a forma de ampliar atuação da ferramenta de se fazer chegar informações reais, verdadeiras,ao maior número possível de pessoas.

Para reforçar, Frederico Almeida ressaltou o importante papel político da Fenajufe no fortalecimento da categoria. Segundo ele, a Federação e sindicatos devem desenvolver ações, campanhas e demais iniciativas que visem promover  o combate de informações falsas e Fake News, criando ações que possibilitem a checagem das informações antes que sejam disseminadas.

O documento aprovado pelos participantes reafirma a defesa da Democracia e da Justiça Eleitoral contra “quaisquer atos golpistas e cobra das autoridades judiciárias e parlamentares medidas urgentes e suficientes para garantir segurança nas eleições de 2022”

Mais informações sobre outros temas abordados no último dia de importantes debates do encontro, como a explanação da importância dos servidores  e servidoras de Tecnologia da Informação(TI) no processo eleitoral, feita pelo servidor Clayton Ataíde,técnico judiciário de TI lotado noTribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE/PA), serão divulgadas em nova publicação.

Propostas e demais sugestões recebidas pelos sindicatos de base e discutidas no encontro, serão analisadas  e posteriormente encaminhadas pela diretoria executiva.

Joana Darc Melo

Foto/Crédito: FENAJUFE

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/9079-eneje-combate-a-desinformacao-e-fake-news-fecha-encontro-nacional

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?