sexta-feira, 29 março, 2024
spot_img

Escola Judicial do TRT8 promove experiência inédita no Brasil, unindo cinema e direito

Coordenado por juiz do Trabalho, as atividades foram desenvolvidas durante todo o ano, e fecham 2021 com exibição do filme “O Beijo 2348/72”

Criado em 2016, como uma iniciativa piloto, o projeto “Cine EJUD8” se consolidou como uma ação inovadora dentro do Poder Judiciário, unindo de forma ímpar o cinema e o direito. Idealizado pelo juiz do Trabalho Vanilson Rodrigues, ainda quando o magistrado era acadêmico do Curso de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Pará, o projeto objetivava promover o diálogo acerca dos temas tratados nos filmes, selecionados a partir da curadoria feita pelo juiz. “O Cine EJUD8 vem com essa proposta da exibição de filmes temáticos relacionados às questões do Direito, Justiça Trabalhista, Direitos Humanos, novas tecnologias, e sempre seguido por um debate com convidados e magistrados”, relata.

Em 2019 foram realizadas modalidades presenciais no curso de formação dos novos juízes do TRT8, e, em 2020, com o advento da pandemia do Covid-19, a programação passou a ser realizada na modalidade telepresencial, seguindo dessa forma até os dias atuais. “A ideia é exatamente passar a ter um olhar um pouco mais amplo sobre o Direito. E o cinema tem essa vantagem de colocar a gente na cena, na pele do personagem, do protagonista, do vilão, enfim, transferir essas emoções e fazer com que a gente desenvolva um outro olhar sobre o Direito, também exercitar um pouco a empatia. E foi a partir dessa experiência como acadêmico com curso de cinema e também a experiência vitoriosa que tivemos na EJUD8, e muito bem recepcionada, que o projeto foi implementado. Nós inclusive fomos convidados para fazer da mesma forma em outros tribunais. O TRT8 inovou a fazer o cine EJUD8, me orgulho muito deste projeto “, comemora o curador.

Ele relembra a sessão realizada no TRT10, com sede e Brasília e jurisdição no Distrito Federal e Tocantins. “Para os magistrados do TRT 10, exibimos o filme ‘Pureza’, que ainda não foi lançado, e quando voltamos para a sala, tinha vários colegas chorando copiosamente, impactados pela emoção que o filme trouxe. Óbvio que todos nós, como operadores do Direito, temos conhecimento do tema do filme, que é o trabalho escravo, pois o filme narra a história de uma mãe que vai atrás do seu filho e acaba sendo refém do trabalho escravo na Amazônia. Foi uma experiência muito impactante e grandiosa como profissional do cinema, como magistrado em saber do poder que a arte pode despertar nas pessoas”. Os magistrados que integram a Escola Judicial do TRT8 “receberam com muito entusiasmo a programação do Cine EJUD e agora quando assistem filmes, veem com outros olhos, permeando a lente do Direito”, conclui o juiz do Trabalho que será empossado como titular da Vara do Trabalho de Xinguara (PA).

O projeto “Cine EJUD8” encerra suas atividades neste ano nesta quinta-feira (25), com exibição do filme “O Beijo 2348/72” a partir das 14h. Após a exibição, a programação – que se realiza em formato telepresencial – segue com debate que contará com a participação do desembargador Gabriel Velloso Filho e do juiz do Trabalho, Deodoro Tavares. Vanilson explica que na última sessão do ano o filme é baseado em fatos reais. “O filme é da década de 70, uma comédia, mas que toca um pouco na questão da Justiça do Trabalho. Para o ano de 2022 iremos continuar sim o projeto do Cine EJUD8, que já conta com uma relação de filmes”, conta.

Serviço: Cine EJUD8 exibe o filme “O beijo 2348/72” seguido de debate com o desembargador Gabriel Velloso e o juiz do trabalho, Deodoro Tavares e a medição do curador do Cine EJUD8, Vanilson Rodrigues.

Data: 25 de novembro de 2021

Hora: 14h às 16h30

Modalidade: Telepresencial

Público: Magistrados e servidores

Foto/Crédito: ASCOM8

Fonte: https://www.trt8.jus.br/noticias/2021/escola-judicial-do-trt8-promove-experiencia-inedita-no-brasil-unindo-cinema-e-direito

 

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?