quarta-feira, 24 abril, 2024
spot_img

Escola Judiciária Eleitoral do Pará celebra formatura de sua primeira turma

Um total de 42 estudantes da capital e de municípios como Santarém, Salinópolis e Tucumã concluíram o curso oferecido pelo projeto “Escola de Formação Política”.

Uma cerimônia realizada no fim da tarde de ontem (13), no Plenário Antônio Koury do TRE do Pará, marcou a formatura da primeira turma do projeto “Escola de Formação Política” desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do Pará (EJE). Um total de 42 estudantes, de Belém, e de outros 12 municípios do estado, concluíram o curso. Parte deles participou do evento, que contou ainda com a presença de alguns familiares e professoras (es). Outra parte acompanhou a solenidade de forma online, pela transmissão do canal do Tribunal no Youtube.

A mesa da cerimônia foi composta pela presidente do TRE do Pará, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, diretora da EJE; pela juíza substituta do Regional, Rosa Navegantes, e pelo diretor geral do TRE do Pará, Felipe Brito. Estiveram presentes ainda, a secretária de Administração, Hérika Souza, e os secretários Alessandro Cruz (Tecnologia da Informação) e Edson Costa (Orçamento, Finanças e Contabilidade), além da coordenadora da EJE, Elaine Machado.

A cerimônia iniciou com a apresentação de um vídeo com depoimentos da coordenadora da EJE, alunas (os) e professores. Em seguida, houve um momento especial com a apresentação musical da servidora Patrícia Saboya acompanhada ao teclado pelo servidor Rodrigo Valdez, que interpretaram as canções de Edyr Proença, Waldemar Henrique e Paulo André e Rui Barata.

A presidente, em seu pronunciamento, destacou que a formatura era o resultado de um sonho realizado. “Antes mesmo de assumir como presidente deste Tribunal, eu já pensava nessa escola, já sonhava com ela, por isso hoje (ontem) estou muito feliz vendo esse sonho realizado, porque acredito que nenhuma transformação ocorra se não estivermos prontos para ela e estamos prontos quando temos conhecimento. Eu sonhei muito com esse dia e que bom que ele se realizou”, disse.

A coordenadora da EJE enfatizou a importância da “Escola de Formação Política” na formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade. “Com esse projeto, o TRE Pará quer entregar cidadãos que atuarão na política, na comunidade, no centro comunitário, que estarão também no serviço público, porque temos aqui alunos que são servidores do Ministério Público, do TRE, entre outros órgãos. Então, a Escola de Formação Política é um projeto plural, que busca levar mais acessibilidade e diversidade para política do nosso estado”, avaliou. Ela também aproveitou para anunciar que já estão abertas as inscrições para a próxima turma 2022 do projeto.

O formando Wescley Pinheiro também partilhou de sua emoção por fazer parte da primeira turma do projeto “Escola de Formação Política”. “Este TRE foi pioneiro e original ao promover esse curso com o objetivo de falar de política e não de políticos. Essa foi uma frase muito repetida no curso e que ficou marcada na minha cabeça. Hoje estou muito feliz por fazer parte dessa turma que está se encerrando hoje (ontem)”, ressaltou.

O professor do projeto Edilson Valente destacou três pontos principais da “Escola de Formação Política”. “Esse curso é um exemplo a ser seguido de boas prática do uso do dinheiro público. O segundo ponto é que ele está formando cidadãos com olhar crítico e propositivo para a política e ainda um terceiro ponto, que é o fato do curso gerar bons frutos no futuro”, concluiu. 

Todos as formandas e os formandos presentes receberam seus certificados das mãos da desembargadora e ao final posaram para a foto oficial da turma.

Foto/Crédito: Faustino Castro (TRE-PA)

Fonte: https://www.tre-pa.jus.br/imprensa/noticias-tre-pa/2021/Dezembro/escola-judiciaria-eleitoral-do-para-celebra-formatura-de-sua-primeira-turma

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?