domingo, 28 abril, 2024
spot_img

Fenajufe busca apoio no Ministério da Previdência Social para aprovação das PECs em defesa das aposentadorias e pensões

As PECs 555/06 e 133/19 podem ser votadas a qualquer momento; a Federação entregou memoriais e aguarda parecer da Casa Civil

A Fenajufe esteve reunida na última quarta-feira (29/11) no Ministério da Previdência Social para tratar das PECs nº 555/2006 e 133/2019. Ambas as proposições tratam das aposentadorias e pensões das servidoras e servidores públicos.

A reunião foi com o Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos – (ASPAR/MPS), Ismênio Bezerra e com consultor jurídico Felipe Cavalcante e Silva.

Participaram as coordenadoras Lucena Pacheco e Soraia Marca. A reunião foi acompanhada, ainda, da assessora técnica da Federação Vera Miranda e das advogadas Larissa Awwad e Bruna Sandin representando a Assessoria Jurídica Nacional da Fenajufe (AJN- Cezar Britto Advogados Associados). O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), Fernando Freitas também participou.

O encontro teve como objetivo principal, a defesa das aposentadorias dos servidores (as). Os dirigentes e assessorias buscaram diálogo e apoio do governo para aprovação da PEC 555/06 que é uma demanda justa e necessária para garantir dignidade e estabilidade financeira aos servidores e servidoras que tanto contribuíram para o desenvolvimento do País, com o fim da tributação aos aposentados.

Sobre a PEC 133 /2019, chamada de “Pec paralela da Previdência”, altera pontos da Reforma da Previdência (EC 103). A principal mudança é a possibilidade de inclusão de estados e municípios no novo sistema de aposentadorias, mas o texto também prevê melhorias na regra de transição e em outros dispositivos da Reforma da Previdencia favorecendo as aposentadorias e pensões.

Na ocasião, a Fenajufe entregou memoriais elaborados pela AJN referentes às proposições. Sobre os documentos, a advogada Bruna Sandim explica:

“A PEC n. 555/2006 foi originariamente apresentada com o intuito de revogar a contribuição no sistema previdenciário pelos(as) servidores (as) públicos aposentados(as), contribuição esta que desconsidera por completo todas as contribuições e custeio já realizado por estes (as) servidores(as) ao longo da vida. O Supremo Tribunal Federal, ao longo de seu controle jurisdicional, analisou a matéria e a tese de inconstitucionalidade por “bitributação” não foi acolhida.

Diante disso, caberia ao Poder Legislativo, por meio de Emenda à Constituição, a correção desta distorção histórica, que se provou extremamente prejudicial aos servidores inativos justamente quando estes passam a necessitar de maior espaço orçamentário familiar. Considerando a importância da questão, torna-se injustificável que uma medida legislativa não tenha sido pautada desde o ano de 2006, data que marcou o início de sua tramitação no Poder Legislativo, fazendo-se necessário essa interlocução com os demais Poderes da República, para acelerar o debate.

Com relação à PEC paralela (PEC 133/2019), a aprovação de alguns pontos importantes servirão de base para mitigar os enormes prejuízos causados aos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, em especial os servidores e servidoras do Poder Judiciário da União que porventura venham a se enquadrar nas novas sistemáticas previstas.

Ainda segundo a advogada, a proposição representa certo grau de avanço quanto à aposentadoria dos servidores e servidoras com deficiência, eis que altera o próprio regramento definido a partir da EC n. 103/2019 (Reforma da Previdência). Por exemplo, nos termos da PEC 133, fica garantido aos servidores e servidoras que ingressaram até 31/12/2003, a aposentadoria a partir do valor integralmente percebido na última remuneração, observando-se inclusive os reajustes dos servidores da ativa,” finaliza.

Para a coordenadora de Assuntos de Aposentadoria da Fenajufe, Soraia Marca, a situação das pessoas com deficiência e  delicada e é preciso garantir aposentadoria digna para essa população.

As assessorias do órgão informaram que as notas técnicas emitidas pelo Ministério já foram encaminhadas à Casa Civil e que a palavra final do parecer enviado para o Congresso vem de lá.

Novas reuniões serão agendadas com as Secretarias de Assuntos Institucionais e Jurídicos da Presidência da República para tratar do tema.


Fenajufe Agora

Com o lançamento dos “Canais” do WhatsApp no Brasil, servidoras e servidores do PJU e MPU já contam com uma nova funcionalidade para ficarem mais informados: o Fenajufe Agora, novo canal da Federação no aplicativo. Para receber as notícias da Fenajufe é muito simples: basta acessar o link abaixo e clicar em seguir no canto superior direito.

 Clique aqui para seguir o Fenajufe Agora

Joana Darc Melo

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/10232-fenajufe-busca-apoio-no-ministerio-da-previdencia-social-para-aprovacao-das-pecs-em-defesa-das-aposentadorias

 

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?