terça-feira, 30 abril, 2024
spot_img

Fenajufe defende mobilização e diálogo em reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público

Encontro discutiu necessidade de dialogar com o governo para avançar com as pautas do funcionalismo­ 

A Federação esteve presente na reunião semanal da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público ocorrida na segunda-feira (15). Participaram os coordenadores Fabrício Loguércio e Manoel Gérson.

O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), Fernando Freitas e Gláucia Sena integrantes da Comissão pró-Fenajufe também estiveram presentes.

A reunião tratou da pauta de interesse de todo o funcionalismo como a reforma administrativa (PEC-32), alertando para o cenário eleitoral de 2024, Mesa Nacional de Negociação (MNN), na tentativa urgente de avançar nas discussões com o governo e a luta pela recomposição salarial para os vários segmentos em 2024.

Para os participantes, é fundamental que o governo trate as servidoras e servidores com o respeito que não tiveram no governo anterior.  Os representantes das entidades buscam reunião com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck e com o ministro da Economia Fernando Hadad.

O coordenador Manoel Gerson apontou os perigos da retomada da tramitação da reforma administrativa (PEC-32/20), considerando que a proposição é um “trunfo” que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL) poderá usar nesse ano de eleições municipais e por isso, é preciso estar alerta. Gérson reafirmou que a Fenajufe se coloca solidária à mobilização das categorias do Executivo por reajuste salarial e destaca a necessidade de levantar as pautas gerais e estratégicas do funcionalismo, como a negociação coletiva (Convenção 151 OIT) e avanços na licença classista sem ônus para a categoria, temas que contam com simpatia do governo e acenos positivos na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).

Fernando Freitas, ressaltou que é importante cobrar o compromisso do governo com a valorização do serviço público e com os servidores e servidoras, prometido na campanha presidencial. Para Freitas, o diálogo entre Governo e trabalhadores é necessário e urgente “pois é somente assim que os desafios serão superados”.

Presente, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA), uma das coordenadoras da Frente Parlamentar se comprometeu a buscar apoio da liderança do governo para marcar o encontro com a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e com o ministro da economia o mais breve possível e avançar com a pauta do funcionalismo.

Greve do Executivo

As negociações das categorias do Poder Executivo com o governo por recomposição salarial se arrastam há 8 meses. O funcionalismo federal tem se mostrado aberto a negociar, mas o governo insiste em dizer que não haverá aumento em 2024. 

Algumas categorias já se encontram em greve como servidores da educação e outras mantém o “estado de greve”. Os servidores amargam perdas salariais desde o governo Temer e nesse sentido não aceitam 0% de reajuste.

Para expressar descontentamento com a falta de diálogo e negociação com os representantes do governo, várias categorias do Executivo vão realizar atividades e ações durante essa semana em Brasília.

Uma Plenária para traçar estratégias de atuação está sendo construída.

Confira a programação

16/04

16h: Audiência pública sobre a greve da educação pública federal, no auditório Nereu Ramos, Anexo II – Câmara dos Deputados. (Haverá transmissão ao vivo)

17/04

9h – Marcha dos Servidores Públicos Federais em Brasília – Concentração na Catedral de Brasília e caminhada até o Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Público

14h – “Aulão” em frente ao Ministério de Educação e Cultura (MEC) organizado pelas categorias da educação 

18/04 –  As categorias presentes farão suas atividades de mobilização específicas.

A proposta de 0% de reajuste em 2024 é inaceitável! O serviço público é parte fundamental do combate às injustiças sociais e na garantia de direitos. Não aceitaremos ficar de escanteio! Que o governo honre com o seu compromisso de valorizar o serviço público e aqueles que fazem o serviço funcionar com o seu trabalho!


Fenajufe Agora

Com o lançamento dos “Canais” do WhatsApp no Brasil, servidoras e servidores do PJU e MPU já contam com uma nova funcionalidade para ficarem mais informados: o Fenajufe Agora, novo canal da Federação no aplicativo. Para receber as notícias da Fenajufe é muito simples: basta acessar o link abaixo e clicar em seguir no canto superior direito.

 Clique aqui para seguir o Fenajufe Agora

 

Joana Darc Melo

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/10458-fenajufe-defende-mobilizacao-e-dialogo-em-reuniao-da-frente-parlamentar-mista-do-servico-publico

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?