terça-feira, 30 abril, 2024
spot_img

Fenajufe encerra circuito de lives de temática feminina nesta terça-feira (02)

Tema vai tratar das reformas que mais afetam as mulheres com retirada de direitos e precarização (trabalhista e previdência); Acompanhe em nossas redes a partir das 19:30h

Após debates com temas com abordagem do universo feminino, a Federação realiza a live de encerramento nesta terça-feira (02). Nesta semana, as debatedoras vão trazer a realidade das mulheres frente à reforma trabalhista (2016) e da previdência (2019). A transmissão será pelo facebook e canal do youtube a partir das 19:30h.

A reforma trabalhista de 2016 atinge sobremaneira as mulheres, uma vez que é retrógrada e arcaica e destruiu diversos direitos trabalhistas adquiridos ao longo de muitos anos de luta feminina como a revogação do antigo art. 384 da CLT. A norma que previa 15 minutos de descanso antes da realização de horas extraordinárias, foi abolida.

Mulheres trabalhadoras do campo foram também prejudicadas com alterações no artigo 394-A. O artigo determinava o afastamento absoluto da gestante/lactante do labor exercido em locais insalubres. Com as alterações, o afastamento da mulher gestante do ambiente de trabalho só é permitido em locais com insalubridade de “grau máximo”.

Não menos perniciosa, a Reforma da Previdência apresentada no governo Bolsonaro, propõe o desmonte da previdência social e o fim dos direitos de aposentadoria, com ataques ainda mais profundos às trabalhadoras.

Para promover a discussão, a Fenajufe convidou Jandyra Uehara Alves, secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, Julia Lenzi, professora de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP e Luana Alves vereadora pelo Psol/SP, feminista e ativista dos movimentos negro e LGBT.

Os debates virtuais fazem parte do circuito organizado anualmente pela Federação para fomentar as discussões das pautas femininas no mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres (8M).

A mediação será das coordenadoras Luciana Carneiro e Paula Meniconi.

► Conheça as debatedoras:

Jandyra Uehara Alves

Secretária Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT. Pedagoga, servidora pública municipal.

Karina Correia

Estudante de psicologia, codeputada estadual pelo “Movimento Pretas” com atuação na pauta de segurança pública, direitos humanos, pessoas egressas e periféricas.

 * Essa matéria foi atualizada hoje, 02/04 às 11:42h para alteração nos nomes das participantes que por motivos de força maior não poderão estar presentes. 


Fenajufe Agora

Com o lançamento dos “Canais” do WhatsApp no Brasil, servidoras e servidores do PJU e MPU já contam com uma nova funcionalidade para ficarem mais informados: o Fenajufe Agora, novo canal da Federação no aplicativo. Para receber as notícias da Fenajufe é muito simples: basta acessar o link abaixo e clicar em seguir no canto superior direito.

 Clique aqui para seguir o Fenajufe Agora

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/10428-fenajufe-encerra-circuito-de-lives-de-tematica-feminina-nesta-terca-feira-02

 

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?