segunda-feira, 3 fevereiro, 2025
spot_img

Fenajufe participa de ato em Brasília pelo Dia Nacional dos Aposentados

Por Joana Darc – Fenajufe

A Fenajufe se somou a outras entidades representativas do funcionalismo público, na sexta-feira (24), na 2ª Marcha dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas na capital federal contra a retirada de direitos do segmento.

A coordenadora de Assuntos de Aposentadoria Soraia Marca acompanhou a movimentação, que se iniciou na Praça dos Três Poderes de onde os participantes seguiram até o anexo I do Palácio do Planalto.

O ato deu início à agenda do segmento em 2025 e teve como objetivo chamar atenção do governo para pautas como a revogação da Reforma da Previdência (EC 103/19) e aprovação da PEC 6/2024 (com apensamento à PEC 555/06), cuja principal alteração é a extinção gradual da contribuição previdenciária dos(as) servidores(as) públicos aposentados e aposentadas.

No Palácio do Planalto, os servidores foram recebidos pelo assessor da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais do governo, Carlos Balduíno (Babu) e pelo chefe de gabinete da secretaria, Renê Rógio. Em todas as falas ficou evidenciado o apelo pelo fim da taxação previdenciária – que na verdade é confisco – e pela manutenção dos direitos daqueles e daquelas que muito contribuíram para o País.

Após as falas das entidades, os representantes do governo sugeriram que as entidades criassem uma comissão de até seis integrantes para que a secretaria possa encaminhar uma interlocução direta com o Ministério da Previdência Social e/ou órgãos responsáveis pelas pautas apresentadas. O assessor reforçou que o ato “abriu a caixa de diálogos” das categorias de servidores aposentados com o governo.

Em sua manifestação, Soraia lembrou que em sua campanha presidencial, o presidente Lula prometeu acabar com o confisco das aposentadorias e que agora, é hora de cobrar. A dirigente ressaltou que o governo precisa atuar tanto no STF quanto no Legislativo para atender a demanda do segmento. Ainda segundo ela, servidores(as) públicos federais representam a única categoria que continua a pagar a previdência depois que se aposentam.

Auxílio-nutrição

Outro ponto mencionado pela coordenadora foi o empenho da Fenajufe pela implementação do auxílio-nutrição. O benefício é uma proposta da Federação como uma alternativa para os(as) aposentados(as) e pensionistas, em razão da perda do auxílio-alimentação. O objetivo da Federação é garantir a segurança alimentar, qualidade de vida e saúde para as servidoras e servidores aposentados – questões que constam na constituição e na Lei Federal nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e que devem ser asseguradas pelo poder público.

Confira o vídeo:

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?