sexta-feira, 19 abril, 2024
spot_img

Fenajufe participa de debate virtual sobre a Reforma Administrativa

Encontro articulado pelo Psol reforçou a construção de uma greve  sanitária unificada no funcionalismo contra os ataques do governo e em defesa do estado brasileiro

O coordenador Fabiano dos Santos participou de debate virtual nesta manhã (26) promovido pela bancada do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) na Câmara dos Deputados. O debate reuniu mais de 70 pessoas entre parlamentares e representantes de várias entidades sindicais representativas do serviço público.

A iniciativa teve como objetivo discutir estratégias de combate ao projeto de destruição do estado travestido de reforma administrativa, que caminha a passos largos para a tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A unidade das categorias para barrar as investidas predatórias do governo aos servidores   e em defesa dos serviços foi consenso geral.

Em sua manifestação o coordenador Fabiano dos Santos reafirmou a importância da mobilização unificada. Segundo ele, os movimentos sindicais, sociais e as centrais sindicais tem enfrentado dificuldades de ação diante da pandemia, ao mesmo tempo em que enfatizou o envolvimento relevante e positivo dos vários setores nos atos no dia nacional de lutas (24).

Em sua fala o dirigente disse que “O fato é que nós verificamos (com o dia 24 de março), que é possível a construção de uma mobilização que unifique as lutas da classe trabalhadora, e entendemos que as centrais e os partidos têm um papel fundamental nessa construção e na convocação desse movimento. Fabiano dos Santos fêz coro com as falas dos parlamentares na defesa de uma greve sanitária nacional: “As medidas para a defesa de nossas vidas, já está claro, não virão dos patrões, virão da nossa organização de classe.”

Para concluir,o coordenador reforçou que “a Fenajufe compreende que é vital que o combate à PEC  da Reforma administrativa, por sua dimensão, deve ser compreendido como uma desvirtuação do papel do Estado na efetivação dos direitos sociais, e que precisa ser inserida nas lutas da classe, junto com a defesa da vida, defesa de um lockdown nacional com garantia de renda e emprego e com um auxílio emergencial que permita isso. Acima de tudo, o dirigente afirmou  que  “precisamos barrar esse projeto antidemocrático, autoritário e de retirada sem limites de direitos dos mais pobres, esse projeto irresponsável que já condenou 300 mil pessoas à morte.”

Os parlamentares presentes Glauber Braga (Psol/RJ) Fernanda Melchiona (Psol/RS) Luiza Erundina e Sâmia Bomfim (Psol/SP) confluíram  em defender a mobilização das categorias sensíveis ao governo e na construção de uma greve sanitária nacional.  O deputado Glauber Braga acredita que a mobilização deve começar na base.  A deputada Sâmia falou da importância de uma greve sanitária nacional, respeitando o momento de restrição.  Já Luiza Erundina reforçou o comprometimento necessário de todos visando aproveitar o momento e atuar fortemente para enfraquecer e derrubar a gestão fascista e antidemocrática de Jair Bolsonaro.

A líder do partido na Câmara, Talíria Petrone conduziu o encontro virtual e fez uma avaliação muito positiva das discussões. O vice líder Ivan Valente, defendeu união para impedir a tramitação da PEC -32 sem debate com a sociedade.

As entidades ressaltaram a necessidade de dialogar diretamente com a população para mostrar os prejuízos e efeitos que a PEC32 vai trazer. Nesse momento, é fundamental furar a bolha, unificar forças, e partidos que estejam ao lado do povo para o enfrentamento às políticas de desmonte que baseiam a plataforma da gestão Bolsonaro/Guedes.

 A Federação encaminhou ofício aos sindicatos de base nesta semana,onde orienta a buscarem engajamento nas atividades do funcionalismo público emm seus estados, acompanhando o calendário da Fenajufe, do Fonasefe e dos Fóruns estaduais para pensar juntos, a construção de uma greve unificada do funcionalismo para pôr fim ao massacre aos servidores públicos imposto pelo governo.

Joana Darc Melo,da Fenajufe

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?