sexta-feira, 19 agosto, 2022
spot_img

Fenajufe participa de Webinário sobre Programa de Autogestão em Saúde da Justiça Federal da 5ª Região

TRFMED não atende categoria; sindicatos e associações querem manutenção do auxílio saúde

Vídeoconferência aconteceu na manhã desta quinta-feira (4) e teve como proposta esclarecer dúvidas de servidores e servidoras sobre implementação do TRFMED – Plano de autogestão já em andamento.

A preocupação das entidades é garantir o pagamento do auxílio saúde, direito adquirido com a resolução 02/2008 do Conselho de Justiça Federal, independente da implementação do sistema. Em algumas regiões como Pernambuco, os servidores tem até o dia 20 para fazerem adesão ao plano sem carência.

Com a implantação do (TRFMED)o auxílio saúde poderá deixar de ser pago, o que representa grandes prejuízos à categoria. Para os participantes o período ainda de pandemia que o país atravessa deve ser considerado, visto que, levou  muitos  servidores ao endividamento.

Com essa avaliação, os dirigentes vão atuar para que o direito não seja retirado. Ou ainda que servidores possam escolher o plano que melhor seja adequado aos seus vencimentos.

O coordenador Engelberg Belém reforçou a preocupação  e  defendeu que é importante  que o TRF5 mantenha a opção do auxílio saúde ou da autogestão para servidoras e servidores da JF5 como ocorre no TRF1 e no STJ.

Belém ainda ressaltou que o alerta é essencial “principalmente nesse momento de pandemia de covid-19, do congelamento de salários dos servidores públicos e inflação alta no país.”

Além da Fenajufe, participaram Sindjus/AL, sendo representado pelo coordenador jurídico Paulo Falcão e por  Alex Sandro também coordenador do sindicato,Sintrajufe/PE na participação do vice – presidente Max Wallace,  além do presidente da Assejuf/AL, Augusto Camelo.

Falcão enfatizou que “é possível a coexistência do plano de autogestão com o direito ao auxílio-saúde, basta sensibilidade da administração”. Ainda segundo ele, cada Sessão Judiciária da 5ª região tem uma realidade distinta na prestação de saúde e que isso deve ser avaliado. 

As entidades representativas da Justiça Federal da 5ª região, iniciaram  a campanha# AuxilioSaudeFica como forma de  sensibilizar a administração do TRF5 e garantir o auxílio saúde para  todos servidores e servidoras.

► Veja outras ações nesse sentido que estão sendo programadas.

  • Solicitação de audiência com o presidente do TRF5 para tratar do tema;
  • Ato virtual em defesa da manutenção do auxílio-saúde, dia 17 de novembro (horário a divulgar)
  • Criação de abaixo-assinado pela manutenção do auxílio-saúde.As entidades voltam a reunir-se em 9 de novembro, às 19 horas, após a sessão do CJF que analisará o pedido de providências.

A Federação vai acompanhar. Os sindicatos filiados Sindjus/AL,Sintrajufe/CE,Sintrajufe/PE, Sindjuf/PB e  Sintrajurn/RN representam servidores  e servidoras do TRF5.

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/8293-fenajufe-participa-de-webinario-sobre-programa-de-autogestao-em-saude-da-justica-federal-da-5-regiao-trfmed

Latest Posts

spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.