sábado, 20 abril, 2024
spot_img

Fenajufe requer participação no Comitê de Pessoas com Deficiência do CNJ

Pedido é um desdobramento direto do Encontro Nacional da Fenajufe de Pessoas com Deficiência, que ocorreu no último fim de semana

A Fenajufe solicitou, na terça-feira (12), participação no Comitê de Pessoas com Deficiência no âmbito Judicial, instituído pela Portaria nº 222, de 23 de junho de 2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O pedido é um desdobramento direto do Encontro Nacional da Fenajufe de Pessoas com Deficiência, que ocorreu no último fim de semana.

O ofício foi assinado pelas coordenadoras Lucena Pacheco, Luciana Carneiro, Márcia Pissurno e pelo coordenador Manoel Gérson.

No encontro, Federação e Sindicatos discutiram a importância e necessidade das servidoras e servidores estarem representados no Comitê. Ao final do encontro, foi deliberado que a Fenajufe solicitasse assento para apresentar proposições para implementação dos direitos e garantias das pessoas com deficiência — apesar, contudo, do caráter formal desses comitês que dificulta possíveis encaminhamentos a favor dos trabalhadores.

O Comitê foi criado para analisar e formular medidas que aperfeiçoem o atendimento do Sistema de Justiça a pessoas com algum grau de dificuldade para enxergar, ouvir ou caminhar ou com deficiência mental ou intelectual.

De acordo com o CNJ, as pessoas com deficiência representam quase 25% da população do Brasil o que, de acordo com o Censo 2010, totalizam quase 45,6 milhões de brasileiros e brasileiras.

Ainda de acordo com o Conselho, o comitê vai verificar como o Sistema de Justiça e os tribunais têm adaptado procedimentos em cumprimento às normas mais recentes em relação às pessoas com deficiência.

Encontro nacional

O Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência foi realizado nos dias 9 e 10 de julho com a participação de 13 Sindicatos de base. Os participantes debateram temas como Fenajufe acessível e inclusiva, tecnologia informacional como possibilidade de inclusão e acessibilidade, aposentadoria especial, acessibilidade e o exercício da cidadania nas eleições 2022 e projetos de interesse da pessoa com deficiência em tramitação no Congresso Nacional.

Fonte: Raphael de Araújo, Fenajufe

Imagem/Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?