quarta-feira, 24 abril, 2024
spot_img

Fenajufe se reúne com comitê organizador para avaliar participação no Fórum Social Mundial Justiça e Democracia

O evento integra o Fórum Social Mundial e acontecerá entre os dias 26 e 30 de janeiro de 2022 em Porto Alegre/RS

A Fenajufe, juntamente com Sindicatos de base, se reuniu nesta segunda-feira (29) com o comitê organizador do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD), evento que acontecerá entre os dias 26 e 30 de janeiro de 2022, em Porto Alegre/RS. O FSMJD é um movimento de resistência, de denúncia, de criação e de luta para a transformação de sistemas de justiça, sendo parte integrante do Fórum Social Mundial (FSM).

Participação pela Fenajufe da coordenadora Lucena Pacheco e dos coordenadores Fabiano dos Santos, Luiz Cláudio Correa, Ramiro López e Thiago Duarte. Da base, representantes do Sintrajud/SP; Sindiquinze/SP; Sisejufe/RJ; Sintrajuf/PE; Sindjuf-PA/AP; Sitraam/AM; e Sintrajufe/RS.

A representante do comitê Paula Freitas explicou que o FSMJD visa trazer debate sobre justiça e democracia, tendo em vista a conjuntura, no Brasil e no mundo, de avanço da extrema direita que questiona, coloca em xeque as instituições e viola valores democráticos. Pela organização do Fórum participaram também Leomar Daroncho, Mauri Cruz e Scarlet Sophia Rocha.

Segundo o comitê, o Fórum está sendo organizado olhando para as temáticas que permitam a discussão e dimensão dessas violações na criação de estratégias para combater a instrumentalização do sistema de justiça.

Além de cinco eixos temáticos, o Fórum terá uma atividade maior — de tema mais amplo — com as vítimas do sistema de justiça. Temas:

1. Capitalismo, desigualdades, relações sociais, mundos do trabalho e sistemas democráticos de Justiça;

2. Democracia, Arquitetura do Sistema de Justiça e as forças sociais;

3. Sistema de Justiça, Democracia e Direitos de grupos vulnerabilizados.

4. Democracia, Comunicação, tecnologias e sistema de justiça;

5. Perspectiva transformadora do sistema de justiça e a centralidade da cultura nesse processo.

A Fenajufe — através da coordenadora Lucena Pacheco e dos coordenadores Fabiano dos Santos e Thiago Duarte — informou que fará a discussão com a Diretoria Executiva sobre a possibilidade de participar do evento e como seria a participação da Federação. O Sisejufe/RJ já confirmou presença no evento.

→ Site:  fsmjd.org/

Raphael de Araújo

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/8383-fenajufe-se-reune-com-comite-organizador-para-avaliar-participacao-no-forum-social-mundial-justica-e-democracia-2

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?