sábado, 20 abril, 2024
spot_img

Fonasefe afirma que 5% de reajuste é insuficiente e solicita audiência com governo

Perdas acumuladas no governo Bolsonaro ultrapassam 19,99%; pressão e mobilização dos servidores vão continuar

O Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) emitiu nota oficial sobre o suposto reajuste de 5% anunciado pelo governo federal aos servidores. O Fórum afirmou que os servidores foram “surpreendidos com o anúncio via imprensa de que o governo decidiu dar reajuste de 5%” enquanto os dirigentes tentam ser ouvidos e negociar a pauta protocolada no Ministério da Economia em janeiro. Neste período, o governo recebeu os dirigentes em duas oportunidades, contudo, nas duas, deixou clara a indisposição em negociar.

As perdas inflacionárias acumuladas no governo Bolsonaro ultrapassam 19,99% e foi este o índice protocolado pelo Fonasefe em janeiro. De acordo com o Fórum, esse percentual de 5% é insuficiente diante, tendo em vista que somente nos três primeiros meses deste ano a inflação acumulada é de 3,20% e a média das previsões para a inflação de 2022 já estão em 7,5%.

À população, o Fonasefe esclareceu que “não existe comunicação formal dessa decisão e, portanto, não sabem se é uma decisão concreta e em que termos ela seria aplicada” e que o governo somente tem feito esses anúncios “por motivos eleitorais e que pode ser mais uma notícia vazia para distrair a atenção e tentar desmobilizar as categorias”.

Nesse ponto, o Fórum levantou algumas questões:

a) a partir de que data o suposto reajuste seria aplicado? Se for como anunciado em alguns veículos, a partir de 1o de julho, então provavelmente daria conta de reajustar somente o correspondente à inflação de 2022, mantendo um passivo de 19,99% do acumulado somente no governo Bolsonaro;

b) esse suposto reajuste seria aplicado sobre o vencimento base, ou sobre o conjunto da remuneração?

c) esse suposto reajuste seria dado também às aposentadas e aposentados?

Para tratar desses pontos, o Fórum solicitou, mais uma vez, audiência para que o governo apresente formalmente a proposta e inicie o processo negocial.

Ao final do texto, o Fonasefe pediu respeito e reiterou que os servidores seguirão na luta. “Convidamos todas as categorias do serviço público federal à continuar a campanha salarial, construindo ou aumentando as greves e mobilizações, pressionando o governo e fortalecendo a Semana Nacional de Lutas em Brasília de 25 a 29 de abril, especialmente com paralisações das categorias que ainda não aderiram ao movimento paredista e atos conjuntos das categorias em greve e em mobilização pela justa recomposição salarial de quem serve ao Brasil”.

Raphael de Araújo

Foto/Crédito: FONASEFE

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/8773-fonasefe-afirma-que-5-de-reajuste-e-insuficiente-e-solicita-audiencia-com-governo

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?